Qualificação para sair da crise
30-10-2014

Talvez um dos grandes desafios dos dias atuais é o de aumentar a produtividade média dos canaviais, extrair e transformar em açúcar e etanol a maior quantidade de açúcares da cana, trazer e processar a maior quantidade de biomassa, gerando mais bioeletricidade e, com tudo isso, aumentar a competividade. A receita, ou caminho das pedras como dizem alguns, parece simples, mas sua aplicação demanda muito conhecimento e força de vontade.

Está provado que nos momentos de crise quem consegue investir na qualificação e capacitação de si próprio, e de sua equipe, encontra melhores alternativas e atalhos para superar as dificuldades.

Parece um paradoxo, investir no momento de crise, mas com certeza, aqueles que conseguem antever as oportunidades e aliam a isso mais conhecimento, agregando novas expertises, estarão um passo adiante no momento em que as janelas se abrirem.

Com quase 30 anos de experiência como entidade, a UDOP tem se firmado como referência no setor da bioenergia no que se refere à capacitação e qualificação profissional. O tema em si já está impregnado no DNA da entidade, que nasceu justamente para oferecer cursos técnicos para profissionais que se deslumbravam com a nova fronteira da cana-de-açúcar: o oeste paulista.

Com o passar das décadas, a UDOP passou a ganhar notoriedade no segmento e se tornou excelente na qualificação profissional, tendo em seu currículo mais de 120 mil profissionais que já buscaram na entidade cursos e aulas/palestras para se destacarem no concorrido mercado de trabalho.

Reconhecida também pela excelência de seus cursos, a STAB, com mais de 50 anos de expertise na área, se uniu à UDOP e hoje, juntas, são responsáveis por toda a grade de cursos oferecidos pela UniUDOP - Universidade Corporativa da UDOP.

Essa receita de sucesso - investir na qualificação profissional - abriu os horizontes da UDOP e a tornou hoje numa referência não apenas no Oeste Paulista, mas em todo o território nacional, o que é facilmente comprovado pela expansão das associadas da entidade por vários estados brasileiros.

Toda essa expertise nos permite oferecer cursos de aperfeiçoamento tecnológicos, as conhecidas aulas/palestras, nas áreas: agrícola, administrativa/financeira, industrial e as recém criadas aulas da área de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho.

A UniUDOP oferece ainda cursos de pós-graduação e MBA voltados para o setor da bioenergia, com mais de 20 turmas já formadas e 1,5 mil profissionais que buscaram na entidade uma pós-graduação que fosse aplicada ao dia a dia das usinas.

Outra oportunidade de expandir seus conhecimentos e ainda estar junto da inteligência do setor, é o Congresso Nacional da Bioenergia, que a UDOP e a STAB realizam nos próximos dias 12 e 13 de novembro, em Araçatuba, São Paulo.
Neste ano, os mais de 1,2 mil congressistas que passarão pelo evento, já em sua sétima edição, terão oportunidade de participar de 12 salas temáticas, nas áreas: Administrativa/Financeira; Agrícola; Comunicação; Controladoria e Custos; Etanol 2G/Bioprodutos; Industrial; Mercado, Comercialização e Logística; Novas Tecnologias Embrapa; Recursos Humanos; Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho; Sustentabilidade; e Tecnologia da Informação.

A qualidade das palestras e debates está na escolha dos temas, propostos pelas próprias usinas através dos Comitês de Gestão da UDOP e ainda a escolha do mais seleto grupo de palestrantes e moderadores, um batalhão de quase 200 expertises nas mais diversas áreas do conhecimento que participam da troca constante de conhecimento, apresentação de novas tecnologias e de sistemas de gestão, que capacitam os congressistas a aplicarem imediatamente o conhecimento adquirido em seus ambientes de trabalho.

A UDOP, através do Congresso Nacional da Bioenergia, tem homenageado as vozes que se destacam neste segmento, e neste ano, terá a honra de oferecer a Medalha da Agroenergia, a maior honraria da entidade, ao presidente da ABAG e conselheiro da UDOP e da Unica, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, que com sua visão fora do comum, anteviu, há mais de 30 anos, quando superintendente do Planalsucar, que a disseminação do conhecimento e das pesquisas seria necessária, propondo e criando estações experimentais em diversas regiões, o que ampliou os horizontes do setor, na ocasião restrito apenas às regiões tradicionais.

Por tudo isto, convidamos você a se inscrever no 7º Congresso Nacional da Bioenergia, através do portal da UDOP, no endereço eletrônico www.udop.com.br. Outra novidade este ano será o sorteio de duas motocicletas Yamaha modelo Crosser 150 cilindradas, flex, zero quilômetro e nove tablets Samsung Galaxy Tab 3 Lite, aos participantes do Congresso.

Venha participar, se qualificando e se destacando neste segmento, para que juntos, possamos reescrever mais um capítulo da história de sucesso deste setor, que cremos: deve voltar a ser, em breve, a mola propulsora do desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

*Texto originalmente publicado na Revista Stab, edição de setembro/outubro 2014.