Quando a inovação está no DNA
19-04-2016

FCN Tecnologia aposta em soluções viáveis para o produtor

O prazo final para adequação ao Protocolo Agroambiental está batendo na porta das usinas e produtores canavieiros do Centro-Sul do Brasil. 2014 foi o ano limite para a mecanização completa da colheita da cana em áreas mecanizáveis. Já em 2017 expira o prazo para que as áreas não mecanizáveis, aquelas com terrenos acidentados e declividades acima de 12%, parem de ser colhidas com queima.

Apesar de representar um avanço, o protocolo ameaça a permanência de milhares de pequenos e médios produtores na atividade. Eles possuem áreas pequenas que inviabilizam a entrada de colhedoras combinadas de cana picada. Se já não bastasse, muitas dessas áreas possuem declividade superior ao limite técnico destas colhedoras (12%). Ou seja, a mecanização da colheita não seria possível.

De olho nesse nicho, a FCN Tecnologia, com sede em Piracicaba, SP, desenvolveu diversos equipamentos que se encaixam bem à demanda desse mercado. Um desses produtos é a CENTRACANA, que permite o corte de cana inteira em relevos de até 34% de declividade lateral. “Além disso, o equipamento corta duas ruas simultâneas de cana inteira, realizando o corte mais barato em curso no mercado”, afirma o sócio gerente da FCN, Félix de Castro Neto.


Segundo ele, todos os equipamentos da empresa são solução para os agricultores de áreas menores, bastando para tanto que formem pequenos grupos cooperativados. “A ação intensa do mercado está concentrada em redução de custos na operação, aumento de produtividade, menor compactação dos canaviais e abrangência de áreas declivosas, fatores que são proporcionados por todos os nossos produtos.”

Veja matéria completa na editoria Mecanização, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.