Que em 2021 sejamos como a cana: Campeões!
18-12-2020

Em 2020, a cana-de-açúcar bateu recorde de produção, de qualidade da matéria-prima e aumentou a produtividade. O setor não parou um minuto, não desempregou e ainda ajudou os brasileiros a se protegerem da Covid-19

Enfrentar intempéries climáticas o setor sucroenergético já está acostumado, mas uma pandemia de uma doença desconhecida, que obriga o mundo a parar, tem sido algo inédito.

Em 2020, as chuvas foram menos do que o esperado e as temperaturas maiores que as de costume. Com dias e dias de sol, as colhedoras não descansaram, imprimiram um ritmo intenso, antecipando o fim da safra, livrando a cana da isoporização, resultado das condições climáticas adversas.

A cana aproveitou o sol e o calor e ficou mais doce, levando a região Centro-Sul a bater recorde de ATR, coroando uma safra com maior volume de produção e aumento de produtividade. E a flexibilidade da cana possibilitou às usinas virarem a chave da produção de etanol para a de açúcar, que melhor remunerado salvou o caixa das empresas.

Mas não foi só no campo e na indústria que a cana foi campeã em 2020. Foi também na saúde, segurança do trabalho, na geração de emprego e renda e na solidariedade.

Por ser considerado um segmento produtivo essencial, não parou mesmo nos momentos críticos da pandemia. O setor se organizou para enfrentar a crise sanitária que tem abatido o mundo. As unidades sucroenergéticas se adaptaram rapidamente a nova realidade, elaboraram planos de ação para proteger seus colaboradores da Covid-19.

Planos de sucesso, a ponto de os profissionais se sentirem mais seguros nas usinas do que em casa ou na comunidade. O setor também cuidou do emocionou de seus colaboradores, garantindo emprego, inclusive, empregou até mais que anos anteriores.

As ações do setor sucroenergético não ficaram retidas da porteira para dentro, ganharam às comunidades do entorno, as grandes cidades, o Brasil. Milhões de litros de álcool em gel e 70%, eficientes no controle da Covid-19, foram doados pelo setor às unidades de saúde, entidades beneficentes, prefeituras, governos...

Sim, a cana venceu as adversidades de 2020. Foi Campeã.

A equipe da CanaOnline deseja que em 2021 sejamos como a cana. Bons na saúde, na tolerância, na harmonia, no bom-senso, na flexibilidade, adaptabilidade. E, assim, como a cana, nos tornarmos campeões.

Que a benção de Deus acompanhe a todos em 2021!