Queda no rendimento industrial com o aumento das impurezas
04-12-2015

Segundo o gerente industrial das unidades Santa Cândida e Paraíso, do Grupo Tonon, Antônio Carlos Viesser, as indústrias têm sofrido bastante com o avanço da mecanização, principalmente no quesito qualidade da matéria prima. “Os índices de impurezas minerais e vegetais aumentaram muito, o que interferiu na qualidade do produto final. Hoje, a maioria das usinas possui um rendimento industrial menor em função disso. O balizador, que é sacos por tonelada, tem caído bastante.”

Para Viesser, a impureza mineral é a que mais tem atrapalhado os trabalhos do Grupo, já que ela é “arrastada” com a vegetal. “Se tivéssemos apenas canas eretas, seria tranquilo, porém as canas tendem a deitar devido ao ano de plantio, chuvas e vento. Dessa forma, por ter ficado deitada, a cana enrola no chão e começa a criar brotos e a enraizar, fazendo que com que, na hora da colheita, a máquina colha essa terra junto, o que contribui negativamente para a indústria.”

Ele afirma, ainda, que o momento de dificuldade vivido pelo setor canavieiro também impactou na qualidade da matéria-prima. “A maioria deixou de dar comida para a cana. Dessa forma, o rendimento agrícola e a qualidade caem e isso reflete na indústria.”

Viesser conta que, mesmo diante de tantos empecilhos, as usinas até conseguem tirar o açúcar com qualidade, porém, o custo operacional aumenta, devido a maior utilização de produtos químicos. “Quando se tem matéria-prima de boa qualidade, algumas oscilações no processo nem são perceptíveis, mas quando ela piora, é preciso ficar atento na operação, pois qualquer oscilação pode representar grandes perdas na produção do dia. Gasta-se mais para fazer igual ou até menos.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.