Quem sabe cuidar melhor do canavial: produtor ou usina?
11-09-2015

Uma certeza acontece no mundo da cana: é preciso aumentar a produtividade. Estudo do BNDESapontaque a produtividade do setor canavieiro brasileiroapresentou trajetória de elevação até 2007,quando chegou a cerca de 11,2 tde Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por hectare (ATR/ha), mas posteriormente o comportamento se reverteu.

O desempenhoobservado entre os anos de 2007 a 2014 tem sido oscilante, com tendência de queda. Entre as safras 2011/2012 e 2013/2014 a produtividade da lavoura apresentou índices menores que 2007, chegando a ficar abaixo do patamar de 10t de ATR/ha. Já a média de produtividade em toneladas de cana por hectare, há 10 anos beirava a casa das 90 toneladas, caiu para a faixa das 70 toneladas.

Vários motivos levaram a essa queda, como: ritmo acelerado da mecanização dos canaviais, expansão que levou a cultura para novos ambientes de produção, problemas climáticos, crise econômica e aumento nos custos de produção. Outro fator levantando é a perda de conhecimento agronômico, registrado pela entrada de profissionais sem tradição em cana-de-açúcar e a dispensa de especialistas no tema.

Para muitos, a perda de conhecimento agronômico ocorreu mais nas unidades sucroenergéticas do que com osprodutores de cana, por isso, há vários exemplos no setor de canaviais de produtores apresentando alta produtividade, muitos na casa dos três dígitos – 100 toneladas de cana por hectare. Resultado de melhor manejo e tratos culturais, além de maior abertura para novas tecnologias. “É o olho do dono que engorda o porco. Acompanhamos o nosso negócio de perto. E se não investimos mais, é muitas vezes por falta de recurso, não por falta de conhecimento na cultura. Se o negócio está difícil para as usinas, para o fornecedor está pior ainda”, diz o produtor Paulo Roberto Artioli, diretor agrícola da Tecnocana, de Macatuba, SP.

Veja mais informações na revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br