Rafaella Azevedo, responsável pelo controle de qualidade industrial da Conquista do Pontal, da Atvos, lidera equipe com 30 pessoas
08-03-2018

A unidade Conquista do Pontal fica no Polo São Paulo, em Teodoro Sampaio, SP

A jovem paranaense de 32 anos estudou na cidade de Maringá (PR) e cursou a faculdade de Engenharia Química. Trabalhou na indústria sucroenergética no seu estado natal e, em 2013, recebeu o convite para integrar a equipe de Laboratório de Qualidade da Unidade Conquista do Pontal, quando mudou-se para Teodoro Sampaio.

Hoje é responsável por todo controle de qualidade industrial da unidade e lidera uma equipe com 30 pessoas. “É um orgulho muito grande pra mim. Trabalhamos em parceria e respeito. Sei da minha responsabilidade e do quanto a precisão dos dados que geramos é importante para a tomada de decisão do negócio”, diz Rafaella. Filha de mãe professora, ela valoriza os estudos e incentiva toda a equipe a investir em capacitação. “Consegui terminar meu mestrado este ano e dou muito valor ao conhecimento. Falo para a equipe todos os dias que os estudos enobrecem nossa vida e incentivo eles a se capacitarem sempre mais”, conta.

Sobre a Atvos

A Atvos fomenta a presença feminina em todas as áreas de suas operações – agrícola, indústria, manutenção, planejamento e qualidade, laboratório, SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e administrativo. A inclusão de mulheres está presente na agenda permanente de debate e ações da empresa. Apenas no Polo São Paulo, são cerca de 220 mulheres em todas as funções e atividades.

A empresa trabalha para aumentar cada vez mais o número de mulheres nas equipes e investe em programas institucionais de capacitação e relacionamento com a comunidade, como o Acreditar e o Acreditar Jr., que reforçam este compromisso. Cursos de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Agrícolas e Operador de Manutenção Eletromecânica, por exemplo, têm tido presença equilibrada de participantes homens e mulheres.

Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento das cidades em que atua, a Atvos apoia ações de empoderamentofeminino local. Por meio de seu programa de investimento socioambiental, Energia Social, a empresa investiu na criação da Casa AMAS, em Mirante do Paranapanema (SP), que estimula a inserção de mulheres de 18 a 65 anos em atividades produtivas. A iniciativa promove a integração social e a geração de renda de 40 famílias da região e proporciona um espaço de apoio à saúde, ao lazer, à qualificação profissional e às atividades físicas, além de incentivar a geração de renda com a venda de alimentos regionais típicos, produzidos a partir dos produtos cultivados no próprio assentamento.

A Atvos atua de forma integrada na produção de etanol, açúcar e energia elétrica. Com investimento de mais de R$ 12 bilhões, a empresa tem capacidade de produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar e 3,1 mil GWh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida seis polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.