Raízen adota o sistema de Meiosi& MPB para acelerar seu plantel varietal
29-06-2018

Companhia quer introduzir novos materiais genéticos e aumentar o vigor dos canaviais

A tecnologia de MPB associada ao sistema de Meiosi foi adota pela Raízen, maior grupo sucroenergético do mundo, informa Rodrigo Amoroso, Head do Centro de Referência Raízen, o objetivo é acelerar o plantel varietal, introduzir novos materiais e aumentar o vigor do canavial. “E a Meiosi com MPB possibilita isso. A ideia é realiza-la em todas as nossas unidades (26), adquirimos 10 milhões de mudas pré-brotadas que serão plantadas em cerca de 8,5 mil hectares. Sobre a cultura intercalar que utilizaremos, dependerá da aptidão de cada região, das características do ambiente e do local de cada unidade.”

Amoroso observa que a viabilidade econômica do sistema está ligada diretamente a taxa de desdobra, que nos cálculos que realizaram necessita ser de no mínimo 1x10. “Taxas muito baixa de desdobra não permite a adição dessa tecnologia”, observa. Para alcançar esse número, a Raízen realiza o plantio das linhas-mãe com a transplantadora de MPB, a colheita da cana será mecanizada, mas o plantio das linhas de desdobra será manual. “Fizemos os testes, e se realizarmos o plantio com máquina não alcançaremos a taxa de 1x10, precisa ser manual. Já a colheita da linha-mãe, tomando os cuidados necessários para machucar menos a gema, pode ser com máquina.”

Em decorrência do grande volume de mudas pré-brotadas que está sendo plantado, a Raízen não conseguirá concentrar o plantio na janela que resulta em maior taxa de multiplicação (junho a agosto), irá diluir durante o ano todo, mas Amoroso aconselha que o produtor que conseguir plantar no melhor período, deve fazê-lo. Em relação as variedades que serão adicionadas ao plantel da Raízen, o profissional esclarece que não existem variedades consideradas “estrelas”. A empresa optou por diversas variedades que melhor se adaptam as condições de cada região onde estão suas unidades, vai desde material mais precoce aos com melhor desempenho para ambientes restritivos. “Pretendemos adotar todas as variedades que atendam os ambientes onde estão nossas unidades, não há uma variedade que apresente grande diferencial, queremos é aumentar o material genético, diversificar nosso plantel, que é reduzido, não temos nenhum material específico.”

Neste primeiro momento, a Raízen adquiriu as mudas de MPB, mas está nos planos da empresa passar a produzi-las, já que, anualmente, irá utilizar 60 milhões de mudas para atender a necessidade de formação de lavoura. E ainda a Raízen ainda não tem estrutura e nem área disponível para atender esse volume de produção. As 10 milhões de mudas adquiridas irão suprir apenas parte da extensão futura que a empresa pretende cobrir com o plantio de MPB. As mudas compradas não serão utilizadas para coberturas de falhas de plantio, ou de canaviais, e sim, para a formação de lavoura.A expectativa é que, quando a Raízen adotar integralmente em suas áreas de renovação a cana-muda resultante de MPB, terá uma sobra superior a 1 milhão de toneladas de cana que serão enviadas para a indústria.

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.