Raízen antecipa campanha de prevenção contra incêndios em canaviais para enfrentar desafios climáticos
06-06-2024

A Raízen, referência global em bioenergia e terceira maior empresa brasileira em faturamento, anuncia o lançamento antecipado de sua campanha anual de conscientização e prevenção contra incêndios em canaviais. Sob a onda de calor que bloqueia a chegada das chuvas e amplifica o risco de incêndios, a empresa intensifica seus esforços para proteger suas plantações, os colaboradores, fornecedores e, claro, as comunidades locais.

A campanha, que tem como mote “Quem ama a terra não chama o fogo”, já faz parte do calendário anual da Raízen, e assume uma importância ainda maior diante das condições climáticas desafiadoras. Com investimentos significativos em pessoas, tecnologias e equipamentos, a empresa reforça seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade em suas operações agrícolas.  "A prevenção contra incêndios em nossos canaviais é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos em investir em tecnologias de ponta e em capacitar nossos colaboradores para enfrentar os desafios climáticos que enfrentamos a cada ano", afirma Ricardo Giacomello, Diretor de Operações Agrícolas.

Como parte do compromisso da Raízen com a prevenção de incêndios em seus canaviais, os números apresentados pela companhia na safra de 23’24 foram significativos. Com uma frota composta por 354 veículos de brigada, que incluem caminhões pipas e Veículos de Intervenção Rápida (VIR), além de um contingente de 829 brigadistas dedicados ao combate ao incêndio e 2368 profissionais treinados, a empresa garante uma resposta ágil e eficaz diante de qualquer eventualidade. Há também um monitoramento de 1 milhão de hectares de cana-de-açúcar, reforçando o compromisso da companhia com a segurança de suas operações agrícolas. Já o investimento feito em pessoas, tecnologias e equipamentos foi de R$164,91 milhões, evidenciando a priorização da companhia em promover práticas sustentáveis e seguras em todas as etapas de sua cadeia produtiva.

"Acreditamos que é nossa responsabilidade proteger nossos colaboradores, nossas comunidades e o meio ambiente. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas e investindo em soluções inovadoras para garantir a segurança e a sustentabilidade de nossas operações", reforça Ricardo. Além disso, a Raízen revela investimentos específicos em tecnologias de detecção de incêndios por satélite e câmeras, assim como a renovação de 20% da frota de pipas da brigada de incêndio, com a implementação de kits de multiespumas, que são soluções no combate a incêndios em lavouras e maquinário, e automatização de caminhões.

A empresa destaca ainda a evolução positiva no volume de cana queimada em suas operações agrícolas, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais. Essa evolução é respaldada pelo incremento significativo do TCH (Toneladas de Cana por Hectare) de cana queimada, evidenciando a eficácia das práticas preventivas implementadas pela Raízen.

Sobre a Central de Integração Agroindustrial (CIA), a Raízen destaca sua importância na padronização do monitoramento e programação das operações agrícolas, contribuindo para uma visão completa e centralizada de todas as atividades da empresa. A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades onde opera, reforçando sua posição como líder no setor de energia renovável.

Em situações de urgência relacionadas a incêndios, é fundamental acionar os serviços de emergência adequados. Para incidentes envolvendo incêndios em canaviais, deve-se contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou acessar a Central contra Incêndios da Raízen por meio do número 0800 770 22 33. Este serviço está disponível para colaboradores, comunidades locais, fornecedores, parceiros, associações e qualquer pessoa que identificar um incêndio em áreas de plantio de cana-de-açúcar.

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 84,2 milhões de toneladas de cana com cerca de 995 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 23´24, produziu 3,1 bilhões de litros de etanol e 5,8 milhões de toneladas de açúcar.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 23´24 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 23’24, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 220,5 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Raízen