Raízen faz parceria com PayPal em postos
17-11-2016

A parada obrigatória em um posto de combustível é muitas vezes desgastante para quem vive apressado no dia a dia. A Raízen, que licencia a marca Shell no Brasil, decidiu transformar essa desvantagem em diferencial frente à concorrência, ao fazer uma parceria com o serviço de pagamentos PayPal. Agora, a compra de combustíveis pode ser paga por meio de um aplicativo no celular, digitando apenas um código, sem precisar sair do carro.

O serviço, lançado oficialmente hoje, começou a ser testado na cidade de Goiânia, em fevereiro, e no Rio de Janeiro, em outubro. Já está disponível em 210 postos. No fim do ano será estendido para mais 200 postos do interior paulista e, até o fim de 2017, para toda a rede da marca no país, que compreende 5,9 mil postos e mil lojas de conveniência, disse Eduardo Wantuil, diretor de marketing da Raízen.

"Em Goiânia descobrimos que o consumidor tem diversos momentos de compra. Às vezes está mais tranquilo, mas em outras tem pressa e não quer sair do carro. Precisamos estar em sintonia com ele", disse Wantuil.

O executivo não revela o potencial de clientes para o serviço. A rede registra de 1,5 milhão a 2 milhões de transações por dia nos postos da marca, e cerca de 30 milhões por mês. Mas o aplicativo não elimina a principal briga do consumidor, o preço. "A competição por preço é parte importante do negócio. Temos que conviver e fortalecer", afirmou.

Para ter acesso ao meio de pagamento, o consumidor precisa baixar o aplicativo Shell Box na Apple Store ou Google Play, para os sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Em seguida, vincular sua conta ao PayPal. Se ainda não tiver uma conta, poderá criar e usá-la para qualquer pagamento, não só da Shell. O PayPal tem acordo com mais de 100 mil lojas no Brasil e 10 milhões em cerca de 200 países, segundo Mario Mello, diretor-geral do PayPal para América Latina.

O aplicativo foi desenvolvido pela Raízen e já é adotado pela Shell no Reino Unido. Para usá-lo, tanto o posto quanto o consumidor precisam ter acesso à internet. A Raízen está adaptando a infraestrutura para os postos, pois alguns deles sequer dispõem de internet. Embora os clientes precisem de internet, por enquanto não está previsto oferecer Wi-Fi, o que inviabiliza o serviço para quem não tem plano de dados no celular.

Cada bomba recebe um código referente à sua geolocalização, que será digitado no aplicativo pelo consumidor. A partir daí tudo ocorre automaticamente. O sistema reconhece o usuário e o posto, cruza as informações, captura o valor, debita do cliente e credita para o estabelecimento, além de enviar o comprovante da operação por e­mail, tudo em poucos segundos.

O aplicativo está restrito à cobrança do combustível na bomba. A expectativa de Wantuil é que os gastos do cliente com outros serviços e nas lojas de conveniência sejam incluídos em outra etapa.