Raízen intensifica combate a incêndios com ações diárias e monitoramento 24 horas
06-09-2024

Rajadas de vento dificultam a contenção do fogo, diz a Raízen — Foto: Canaoeste/Divulgação
Rajadas de vento dificultam a contenção do fogo, diz a Raízen — Foto: Canaoeste/Divulgação

Empresa realiza atividades de contenção às queimadas

Por Isadora Camargo — São Paulo

A Raízen informou hoje ao Valor que está executando ações de combate a incêndios “diariamente nas proximidades de, praticamente, todos os seus 30 bioparques em operação”.

A empresa confirma as condições críticas do clima. Além do tempo extremamente seco, as rajadas de vento dificultam a contenção do fogo, “grande responsável pela propagação dos incêndios”, avaliou.

Em nota, a empresa que atua na produção de açúcar e biocombustíveis e na distribuição de combustíveis, detalhou que, entre as atividades de contenção do fogo estão o monitoramento 24 horas das áreas de cana, com brigadistas de prontidão e suporte de veículos de rápida intervenção, além de caminhões pipa.

“A Raízen considera essencial que a população seja uma forte aliada no combate aos focos de incêndio, não praticando queima de lixo, mato em terrenos e estando atenta para não jogar bitucas de cigarros no solo, ato de grande potencial para iniciar queima de vegetação seca e se propagar”, detalhou por e-mail à reportagem nesta tarde. A companhia está usando ferramentas de geotecnologia, inteligência artificial e frota com comunicação on-line para não deixar nenhum foco de fogo se propagar.

A Raízen também possui um centro de inteligência agrícola, por onde identifica os focos de incêndio e áreas com maior risco de combustão. “O cruzamento de informações como temperatura, umidade, imagens captadas por câmeras e transmitidas por uma rede de cerca de cinco mil satélites permitem posicionamento de viaturas rápidas e caminhões a curtas distâncias dos pontos potenciais para incêndio”, ressalta a empresou.

Hoje, a Raízen possui 354 veículos de brigada, realidade de uma grande indústria, mas que é rara para pequenos e médios produtores.

Com isso, a companhia encoraja a população a comunicar a ocorrência de sinistros ligados a fogo em canaviais pelo telefone 0800 770 2233.

Fonte: Globo Rural