Raízen pretende contar com 30% de mulheres na liderança até 2025
17-02-2022

O assunto foi abordado pela gerente de Parceria de Negócio da companhia, Bruna Teixeira, durante explanação sobre diversidade em live promovida pela CanaOnline

A agenda de diversidade da Raízen inclui, como uma de suas metas, a presença de 30% de mulheres nos cargos de liderança até 2025. E esse desafio não está considerando apenas a oferta de profissionais no mercado. O objetivo é criar oportunidades para as mulheres que já atuam na companhia visando assegurar a equidade nesse processo – revelou a gerente de Parceria de Negócio da Raízen, Bruna Juliane de Souza Teixeira, durante a live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”, realizada pela CanaOnline em 3 de fevereiro.

Outra prioridade da empresa, nessa área, é criar processos e ambiente propícios para atração e desenvolvimento de mulheres, em diferentes funções. Segundo ela, os líderes da companhia, que têm uma rotina próxima a essas profissionais, precisam estar sempre preparados e comprometidos com a pauta da diversidade. “Existem também questões de uniforme, banheiro, sala de aleitamento, recepção de retorno de maternidade” – exemplificou.

A Raízen conta, desde 2017, com o Comitê de Diversidade e Inclusão, que reúne líderes e funcionários de diferentes setores e níveis hierárquicos. Além de estruturar a agenda nessa área, o comitê atua na orientação e elaboração de ações, políticas e procedimentos que ampliem a diversidade no quadro funcional da companhia. 

A participação da Raízen na agenda de diversidade não é só uma atuação estratégica, a construção de um processo. Está relacionada à maneira como é disseminada a mensagem, porque a diversidade é um propósito – comentou Bruna Teixeira. “Não adianta a gente se posicionar somente com números. Essas pessoas precisam entender que são realmente consideradas nesta agenda”, enfatizou.

A visão sobre diversidade de gestores de Recursos Humanos da Atvos, BP-Bunge Bioenergia, Coruripe, Tereos e da Ação Consultoria & Treinamento, que participaram da live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”, também foi abordada no evento promovido pela CanaOnline.

Confira ainda importantes dicas voltadas a todos profissionais que pretendem conseguir emprego no setor, acessando a gravação da live em https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM