Raízen realiza carreata para alertar a população de Sertãozinho sobre riscos de incêndios em canaviais
18-08-2023

Ação integra a campanha "Quem ama a terra, não chama o fogo" e reforça medidas preventivas adotadas pela empresa

Buscando ampliar o alcance das ações em prol da conscientização e prevenção sobre os incêndios em canaviais, a Raízen realiza nesta sexta-feira uma carreata na cidade paulista de Sertãozinho. As ações integram a campanha "Quem ama a terra, não chama o fogo" e reforçam as medidas preventivas adotadas pela empresa, visando mostrar como a sociedade pode contribuir com pequenas mudanças no cotidiano, mas que são de extrema importância para a saúde e segurança de todos.

Nesta sexta-feira, 18 de agosto, em Sertãozinho, a frota sai às 8h do Ginásio de Esportes Docão com destino ao portal de entrada do distrito de Cruz das Posses. Com esta iniciativa, a Raízen, em parceria com instituições e a Prefeitura da cidade, convida a população a contribuir na disseminação de dicas de segurança e práticas de prevenção dentro e fora de suas operações.

Nesta safra, até o momento, a iniciativa já marcou presença em três estados, sendo eles São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Foram contempladas 22 cidades, totalizando mais de meio milhão de pessoas impactadas pelos conteúdos com dicas de prevenção aos incêndios. Durante as ações, geralmente há caminhões pipa, caminhonetes da brigada de incêndios da Raízen, que mostram os equipamentos de combate a incêndios, há banners, faixas, carros de som, panfletagem com orientações e, em algumas unidades, distribuição de mudas nativas, principalmente nas praças centrais dos municípios.

Anualmente, a empresa realiza a campanha para reforçar a conscientização quanto às ações que auxiliam na prevenção ao fogo, principalmente entre os meses de julho e setembro, por conta do período de estiagem e aumento na propagação de focos de incêndios em canaviais e matas. Para isso, a companhia, que tem 1,3 milhão de hectares de área agrícola cultivada e 30 Parques de Bioenergia em operação em quatro estados brasileiros (Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), conta com o apoio de seus colaboradores, parceiros, fornecedores e da sociedade civil na disseminação de boas práticas.

Além de conscientizar as comunidades do entorno sobre atitudes para prevenção a incêndios em canaviais, as carreatas e blitzes tem também como intuito divulgar o telefone da Central Contra Incêndios da Raízen, o 0800 770 22 33. As ações contam com o apoio da Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Prefeituras Municipais, Concessionárias de Rodovias, empresas do setor, Fornecedores de Cana, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretarias de Trânsito, Polícia Militar Ambiental, Secretarias Municipais da Cidade e do Planejamento Urbano, Associações de Fornecedores de Cana, e empresas que compõem o PAME – Plano de Auxílio Mútuo de Emergências.

Serviço – Carreata Sertãozinho

Quando: Sexta-feira, 18 de agosto, às 8h.

Local de saída: Ginásio de Esportes Docão (Endereço: R. Bartholomeu Sala, 54 - Jardim Athenas, Sertãozinho - SP, CEP: 14161-100)

Término da ação: Portal de entrada da cidade de Cruz das Posses, às 11h00 

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 22´23, produziu 3 bilhões de litros de etanol e 4,8 milhões de toneladas de açúcar.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 22´23 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 22'23, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 246 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Raízen

Loures Consultoria