Recuperação Judicial da Infinity comprova efetividade do instrumento jurídico
09-11-2016

A Usina Nova Naviraí acaba de anunciar a contratação de 40 novos colaboradores e pretende empregar mais 220 até o início de 2017, visando a próxima colheita

 8 de novembro de 2016 – O Plano de Recuperação Judicial da Infinity, desenvolvido pela EXM Partners, começa a gerar resultados positivos. A Usina Nova Naviraí (antiga Infinity Bio Energy), controlada atualmente pelos fundos de investimentos americanos CarVal e Amerra Capital Management, acaba de anunciar a contratação de 40 novos colaboradores e pretende empregar mais 220 até o início de 2017, visando a próxima colheita, estimada entre 800 mil a um milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

 “O caso da Usinavi demostra, de forma clara, a importância da ferramenta de recuperação judicial num cenário econômico incerto como o que vivemos. O endividamento da planta superou os R$940 milhões e investidores e credores interessados no negócio já não acreditavam mais na viabilidade do projeto e na retomada da empresa. Nosso trabalho foi fundamental para resgatar a confiança e o apoio da maioria dos envolvidos, ao mesmo tempo em que estruturamos um plano focado na manutenção da atividade e no resultado positivo a todos os elos da cadeia, como credores, fornecedores, governo e, principalmente, o trabalhador”, analisa Angelo Guerra Netto, sócio fundador da EXM Partners. “Com certeza, estes primeiros sinais são mais positivos para a sociedade do que um decreto de falência da empresa”, completa.

 Histórico - Em junho deste ano, o controle da Usina Usinavi, em Naviraí, Mato Grosso do Sul, antes realizado pela companhia sucroalcooleira Infinity Bio-Energy, foi dividido entre o Amerra, o fundo de investimentos americano CarVal e demais credores, conforme determinava o plano de alienação dos ativos da Infinity, desenvolvido pela consultoria EXM Partners. Na época o endividamento da planta era de R$ 943,478 milhões e a usina possuía capacidade de processamento de 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

 A EXM Partners é uma das principais consultorias do País especializada em Turnaround Management e Recuperação Judicial. Fundada em 2002, iniciou sua atuação com foco no mercado de PMEs, que na época não era bem servido pelas “Big four”. Com a entrada em vigor da nova Lei de falências brasileira, em 2005, um novo mercado foi aberto para Turnaround Management e Reestruturação de Dívidas. A empresa anteviu esta oportunidade e foi pioneira neste setor.

 Desde então, a empresa desenvolveu mais de 400 projetos em diversas práticas, conduzindo mais de 80 casos de recuperação judicial, com 100% dos planos aprovados pelos credores. Este desempenho consolidou a EXM Partners como líder nacional em número de projetos de reestruturação e recuperação judicial, referência entre credores, operadores do direito e agentes da indústria de turnaround em geral. Tem como foco viabilizar as melhores soluções de reestruturação para os casos mais complexos e desafiadores, de forma a atender às exigências legais e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade das operações e dos benefícios socioeconômicos que decorrem da atividade empresarial.

 Principais serviços: Turnaround e Reestruturação de Empresas, Recuperação Judicial, Reestruturação de Dívidas, Melhoria de Performance, M&A e Valuation, Auditoria e Impostos.