Redução de custos e aumento de produtividade formam um casamento perfeito
18-01-2016

Para Leonardo Pereira, gerente de marketing cana-de-açúcar da Syngenta, o produtor canavieiro tem à disposição várias ferramentas no mercado que lhe possibilitam alavancar a produtividade dos canaviais, possibilitando que isso se reverta em redução de custos.
No entanto, tal potencial tecnológico precisa ser verdadeiramente explorado pelo produtor, a fim de que o setor quebre um paradigma. “Temos que deixar de flutuar em torno de 10% de aumento de produtividade, que é o que aconteceu ao longo dos últimos 30 anos. Não conseguimos subir dos 10 mil kg de ATR. Historicamente nunca passou disso e se continuar com essa mentalidade vai ser difícil ultrapassar essa marca.”
“O setor tem que perceber que precisa investir para colher mais”, salienta Pereira. Fazendo paralelo com o produtor de soja, este planeja toda a safra no escritório: programa qual variedade vai plantar, quantas aplicações de inseticidas, fungicida, adubação, fecha o orçamento, compra e põe no barracão. Depois só executa ao longo da safra e no final colhe os resultados. Mas com cana não acontece assim. “O produtor canavieiro planeja quanto vai gastar para plantar, adubar e aplicar herbicida, mas depois passa o ano rezando para que não dê praga ou doença no canavial. Só depois que começa correr atrás de produtos pra sanar os problemas comuns: além da praga e da doença terem tomado parte da produtividade, compra-se em cima da hora e não se consegue bons níveis de negociação.”
Assim, o produtor precisa optar pelos produtos mais baratos, o que nem sempre é a melhor solução para aquela condição.
Na opinião de Pereira, produtividade e redução de custos são palavras que casam perfeitamente, mas não é isso que se nota no dia a dia. No cotidiano se vê muitos clientes preocupados em gastar menos por hectare e, naturalmente, colhem menos por hectare. “Muitas vezes não se percebe que gastando 1% ou 2% a mais por hectare se tem 5%, 10% a mais de cana na mesma área.”
Segundo ele, o setor sucroenergético conta com eventos ao longo do ano, como o Seminário de Produtividade & Redução de Custos, que desperta essa mentalidade no produtor e no gestor das usinas, oferecendo possibilidade de as empresas colocarem sua visão sobre o assunto e mostrarem o que têm à disposição pra auxiliar o setor a incorporar as melhores práticas e tecnologias tendo em vista o aumento de produtividade e, consequentemente, a redução de custos.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.