Redução do ICMS para o álcool deixa combustível mais atraente
09-06-2015

Cada combustível tem suas vantagens e desvantagens e o motor flex permite o uso de qualquer um deles em qualquer proporção. Em Minas Gerais, os motoristas migraram para o etanol depois que seu preço baixou sensivelmente na bomba. Fácil de explicar: para estimular o consumo do combustível da cana, o governo mineiro reduziu -no ano passado - seu imposto (ICMS) de 19% para 14%. Para compensar, subiu o da gasolina de 27% para 29%.

De acordo com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) a média de consumo de etanol era de 15 litros para cada 100 litros de gasolina comercializados. Em abril, o volume subiu para 38 litros de álcool para 100 de gasolina, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com um total de 140 milhões de litros do derivado da cana. De acordo com a Siamig, o volume correspondeu a um aumento de 146% sobre abril de 2014.

Em termos ecológicos, o etanol é "mais limpo": além de emitir menos CO2, a cana de açúcar crescendo na terra absorve este mesmo dióxido de carbono da atmosfera. Ou seja, o balanço ecológico do álcool termina "empatado"

A variação do consumo relativo entre os dois combustíveis depende de vários fatores e não se pode fixar a regrinha dos 30% para todos os motores. Há pouco mais de um ano a empresa de gerenciamento de frotas Ecofrotas, publicou um estudo em que verificou que nos 410 mil veículos gerenciados pela empresa, a variação de consumo do etanol em relação ao derivado do petróleo foi de 20%.

O que contraria a regra consensual dos 70%: considerando-se que um automóvel tenha um consumo médio de 10 km/l com gasolina, imagina-se que ele rode apenas 7 km/l com o etanol. Mas o balanço da Ecofrotas afirma que o álcool renderia uma autonomia superior, na ordem de 8 km/l. Uma boa dica para o motorista é ele fazer as contas no seu automóvel, alternado o abastecimento com os dois combustíveis para determinar qual é mais vantajoso.

Dessa forma, se hipoteticamente o consumidor roda 1.200 quilômetros por mês, que equivaleria a 120 litros de gasolina, seriam necessários mais 36 litros de etanol para a mesma distância. Considerando os valores médios de R$ 3,30 para gasolina e R$ 2,09 o etanol, durante o mês seriam gastos R$ 396, caso o consumidor opte pela gasolina, ou R$ 326, se abastecer com o etanol. O consumidor já fez as contas e o reflexo pode ser sentido nas bombas.