Redução do ICMS sobre o hidratado entra em vigor hoje em Minas Gerais
18-03-2015

Associação das Indústrias Sucroenergéticas de MG apresentará campanha de comunicação para estimular o mineiro a abastecer com etanol


Hoje é um dia importante para o setor sucroenergético de Minas Gerais. Entra em vigor a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o etanol hidratado, de 19% para 14%, conforme Decreto 46.702 de 30/12/14.
A medida, de acordo com o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, poderá provocar uma diminuição significativa no preço do produto na bomba e dobrar o consumo no estado, atualmente em 750 milhões de litros/ano, após um período de quase seis anos de perda de competitividade com a gasolina, o que gerou graves prejuízos às empresas sucroenergéticas do estado.
Para abordar a entrada em vigor da redução do ICMS sobre o hidratado, a SIAMIG promove hoje, em Belo Horizonte, MG, uma coletiva de imprensa. Na ocasião, serão anunciadas ações de comunicação para promover o consumo do etanol hidratado junto aos consumidores mineiros, como campanha de televisão e de mídias sociais. O objetivo é criar uma cultura de abastecimento com o biocombustível.


REDUÇÃO DO PREÇO NAS BOMBAS - Mas para que o motorista sinta o reflexo da redução do ICMS nas bombas de combustíveis, segundo Mário Campos, “é preciso que as distribuidoras e postos repassem a redução do ICMS para o preço final do produto em benefício do consumidor”.
A SIAMIG prevê que a medida traga um novo fôlego às empresas mineiras, que vêm sofrendo sérios prejuízos pela perda de competitividade com a gasolina nos últimos anos.
O setor sucroenergético mineiro conta atualmente com 38 empresas e é um dos maiores empregadores do agronegócio mineiro, com cerca de 80 mil trabalhadores diretos.
Serviço: a coletiva de imprensa acontece na sede da SIAMIG, em Belo Horizonte, MG, às 14 horas.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.