Reformar canaviais envelhecidos ou esperar mais um ciclo para aproveitar os bons preços? Dilema de muitos produtores
28-11-2016

Por conta da melhor rentabilidade na safra 2016/17 e com a expectativa de que os bons preços continuem no próximo ciclo, os produtores de cana da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) estão divididos. Segundo Manoel Ortolan, presidente da Associação, alguns produtores irão aumentar a reforma de canaviais em 2017, especialmente de 18 meses, já outros deverão deixar por mais um ciclo áreas que deveriam ser reformadas para aproveitar a boa remuneração prevista para o próximo ano.

“Temos movimento nestes dois sentidos”, sublinha Ortolan. Para ele, não renovar áreas em que o canavial deveria ser reformado, com a intenção de aproveitar os bons preços, pode ser uma boa opção no curto prazo, mas em longo prazo pode prejudicar a produtividade agrícola, por aumentar a idade média do canavial.

“Por outro lado, não ter produção em um momento de preços bons não é muito razoável. Nesse caso, é importantíssima uma boa avaliação sobre a viabilidade técnica (produtiva) do canavial.”


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.