Regina Célia Pires, do IAC, será debatedora no 13º Cana Substantivo Feminino
13-03-2025

O Encontro acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867

Regina Célia Pires, pesquisadora científica e vice-diretora geral do IAC, tem 36 anos de trabalho dedicados às pesquisas em manejo de água na agricultura, estratégias para economia no uso da água e produtividade, os últimos 22 estão focados em cana-de-açúcar.

Ao conversar com Regina, é nítido o seu entusiasmo pelo dinâmico caminho água-solo-planta-atmosfera, e pela complexidade que envolve o processo de irrigação. Isso tudo é fascinante para ela, que sempre atuou em experimentos junto ao setor produtivo.

A pesquisadora observa que nos últimos tempos aumentou muito os trabalhos em irrigação na área de cana-de-açúcar, em decorrência do novo cenário climático de escassez de chuva na região Centro-Sul derrubando a produtividade.

Salientando que, a maior preocupação no setor ainda é em relação a qual sistema de irrigação adotar – aspersão gotejo, superficial, enterrada – e que a finalidade de muitos é levar água nas áreas de sequeiro. Porém, salienta que isso não é irrigação e, sim, molhação. A irrigação é a relação entre solo, planta e atmosfera. Esse conjunto é que vai propiciar um canavial longevo com alta produtividade.

Regina será debatedora no 13º Cana Substantivo Feminino, no painel:

AS ‘BRABAS DA CANA’ – COM ELAS, O CANAVIAL É SHOW DE BOLA

Debatedoras:

Carulina Pfingstag - Gerente de Marketing da Sipcam Nichino

Inês Janegitz - Engenheira Agrônoma e Consultora Agronômica

Márcia Mutton - Professora titular do Departamento de Tecnologia da FCAV-Unesp de Jaboticabal-SP

Patrícia Fontoura - Consultora de Manejo Agronômico e Produtora Rural -

Raffaella Rossetto - Pesquisadora Científica do Instituto Agronômico (IAC)

Regina Célia Pires - Pesquisadora Científica e Vice-Diretora Geral do Instituto Agronômico (IAC)