Regina Célia Pires é uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”
10-02-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscreva-se: http://www.canaonline.com.br/conteudo/11-encontro-cana-substantivo-feminino.html

Regina Célia Pires, pesquisadora científica e vice-diretora geral do Instituto Agronômico (IAC), é a caçula e a única engenheira-agrônoma da família. Seus pais, imigrantes portugueses, fizeram questão que seus filhos estudassem, e lá foi Regina Célia Pires seguir a sua paixão. Primeiro cursando a faculdade de Engenharia Agronômica e, depois, com a pós-graduação em Irrigação e Drenagem.

Dos 34 anos de trabalho dedicados às pesquisas em manejo de água na agricultura, estratégias para economia no uso da água e produtividade, os últimos 20 estão focados em cana-de-açúcar.

Ao conversar com Regina, é nítido o seu entusiamo pelo dinâmico caminho água-solo-planta-atmosfera, e pela complexidade que envolve o processo de irrigação. Isso tudo é fascinante para ela, que sempre atuou em experimentos junto ao setor produtivo.

Ainda no curso de Agronomia, Regina já sentia a pouca presença de mulheres em sua turma. Mas esse não foi o único fato marcante. Na sua opinião, muitas vezes a credibilidade da mulher vem pela coragem de entender e enfrentar os problemas de frente, sem perder a calma e a garra. Essa capacidade, junto com outras, têm levado as mulheres para posições de destaque no setor, embora não na velocidade desejada, mas em lugares e postos de decisão, algo que a faz se sentir alegre e orgulhosa.

Regina é uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”, que será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Inscreva-se: http://www.canaonline.com.br/conteudo/11-encontro-cana-substantivo-feminino.html