Reino Unido abre 45 mil vagas de emprego do agro para estrangeiros; veja como conseguir
06-11-2024
Países vão liberar vistos de trabalho para 2025 com foco em horticultura e avicultura
Por Daniela Walzburiech — Florianópolis
Com o objetivo de driblar a escassez de mão de obra e ajudar os produtores rurais, o Reino Unido anunciou a liberação de 45 mil vistos de trabalho temporário para estrangeiros atuarem no agro em 2025. Deste total, 43 mil serão destinados para a horticultura (cultivo de frutas, hortaliças e flores) e 2 mil na avicultura.
Para o setor agrícola, a ideia do governo é continuar levando ao mercado produtos britânicos de alta qualidade diante das preocupações sobre segurança alimentar no globo.
Enquanto isso, a medida para os avicultores visa manter os custos baixos tanto para o produtor como aos consumidores, além de aumentar a produção diante de possíveis impactos provenientes da gripe aviária.
“Este governo reconhece que a segurança alimentar é uma segurança nacional e que isso só pode ser alcançado apoiando empresas de alimentos e agricultura. A confirmação da alocação de vistos para trabalhadores sazonais para 2025 dá certeza aos produtores, permitindo que planejem com antecedência e garantam a mão de obra necessária para crescer e prosperar”, afirma Daniel Zeichner, Ministro da Segurança Alimentar do Reino Unido.
Em 2023, 32.724 vistos foram emitidos, com destaque para moradores do Quirguistão (24,3%), Tajiquistão (17,3%), Cazaquistão (15,3%), Uzbequistão (12,5%) e Ucrânia (7,7%). Da América do Sul, o país com o maior número de inscritos foi o Peru, com 0,8%.
As condições de trabalho e o pagamento correto estão entre as preocupações do Reino Unido ao anunciar a liberação de 45 mil vistos. Por isso, uma pesquisa é realizada anualmente com os participantes. Na última, baseada em 2023, 91% deles relataram que a experiência foi positiva e desejavam retornar.
Como solicitar o visto?
Conforme o governo britânico, o período para o trabalhador sazonal é diferente nas duas atividades. Para a horticultura, que abrange a produção e a colheita de frutas, hortaliças e flores, o visto é liberado por até seis meses. No caso das aves, o período é de 2 de outubro até 31 de dezembro de 2025. Para solicitar o visto, clique aqui.
Quando solicitar o visto?
Os estrangeiros interessados no trabalho sazonal no Reino Unido devem solicitar o documento até 15 de novembro para atuarem na avicultura. Mas se o objetivo é a horticultura, o pedido pode ser feito em qualquer época do ano.
Quais são as regras para a aprovação?
Além de solicitar o visto até três meses antes do primeiro dia de trabalho, o empregado deve pagar a taxa de inscrição de £ 298 (R$ 1.876,57 na cotação atual) e provar que tem economias pessoais suficientes para se manter no país. O valor mínimo é de £ 1.270 (R$ 7.984,11).
O que não é permitido no Reino Unido?
O visto será liberado apenas para o trabalho descrito no certificado. Desta forma, buscar outro emprego fixo ou atividade diferente é proibido. Levar parentes ou amigos ao país e obter fundos públicos também são práticas irregulares.
Fonte: Globo Rural