Remodelação do Consecana
29-05-2018

A Orplana defende uma remodelagem mais profunda do Consecana, não só baseada no atual sistema de remuneração

Em seu novo posicionamento, a Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil)ampliou o seu foco, inclusive no que se refere ao seu papel de articulador dos produtores dentro do Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Etanol (Consecana), o sistema de remuneração da cana, cujo o cálculo levaem consideração a quantidade de açúcares totais recuperáveis (ATR) por tonelada de cana – quantidade de sacarose obtida após o processamento da cana -, além das variações de preços de açúcar e etanol. Nas negociações, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) representa as indústrias.

Com a queda nos valores do açúcar e etanol, a defasagem apurada entre custo de produção de cana e valor da ATRpago ao produtoré de15%, a recomposição dessa diferença passou a ser uma das principais reinvindicações dos produtores.Mas a Orplana defende uma remodelagem mais profunda do Consecana, não só baseada no atual sistema de remuneração. Dentre os 19 projetos que compõem o Planejamento Estratégico da Orplana, criado em 2015, está o de reformulação do Consecana.


Para isso, a entidade reuniu um grupo de profissionais da Orplana, Pecege e FEA-USP, especialistas na área para estudar o assunto em buscas de alternativas economicamente viáveis para as duas partes. Foi aí que surgiu, a “Proposta sustentável de criação e compartilhamento de valor”, quemantém o modelo Consecana, exatamente como ele é, considerando a mesma equação componente do seu valor, forma de divulgação, estrutura e governança. Porém, adiciona a construção conjunta de valor, via eficiência, a qual será compartilhada entre usinas e produtores integrados ao sistema Orplana, que corresponde a aproximadamente 10% da cana da região Centro-Sul. Celso Albano de Carvalho, gestor-executivo da entidade, salienta que essa proposta não interfere nos parâmetros para cálculos de valores de arrendamento/parceria, por entender que o proprietário da terra não sofreu impacto de custos advindos das alterações no sistema de produção, tal como a mecanização da cana.

A nova proposta terá o preço Consecana + Remuneração variável: reconhecimento + eficiência + qualidade. A Proposta, na visão da Orplana, oferece vantagens como: sustentabilidade do produtor de cana e valorização da cadeia produtiva; criação e compartilhamento de valor entre produtores e indústria; redução nos custos do processo industrial e maior rendimento industrial; foco das usinas na sua competência central e iniciar um movimento de desoneração dos ativos na área agrícola; garantia e regularidade de suprimento (redução de ociosidade do ativo industrial, diluição de custo fixo); estimulo à profissionalização do produtor de cana; redução do endividamento pelo ganho geral de produtividade. A proposta está em discussão adiantada no Consecana.

Veja matéria completa na editoria Capa na revista Digital CanaOnline edição 54. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.