Renata Sodré Viana Egreja Junqueira é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
08-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

O olhar direcionado às mulheres na Diana Bioenergia, de Avanhandava, SP. começa por Renata Sodré Viana Egreja Junqueira, filha do fundador da empresa, Armando Viana Egreja, e que assumiu o negócio em 2011. Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com especialização em Dermatologia pela mesma universidade, Renata, em 2016 finalizou sua carreira como médica dermatologista para dedicar aos estudos da cultura da cana-de-açúcar e assim poder colaborar com departamento agrícola da empresa.

Renata, que é a atual presidente do Conselho, conta que ao realizar essa mudança, sentiu dificuldade, principalmente no início, pois a presença feminina era muito baixa no setor agrícola da Diana. “Por outro lado, tal fato me estimulou a criar um programa para aumentar a participação feminina e desenvolver um plano de carreira para lideranças femininas em todos os setores da empresa.”

 Nesse programa foi incluído a questão da diversidade de gênero. O programa foi implantado pelo gerente de RH, Wesley Monteiro, que recebeu todo apoio necessário do conselho da Diana. “Em 2016 tínhamos cerca de 6,99% de participação feminina na Usina, com a implantação do programa esse número veio crescendo e em 2022 atingimos a marca de 15,48% de presença feminina na empresa.  A porcentagem de mulheres em cargos de liderança também era baixa, sendo apenas 3,91%, demos um salto grande em relação a isso, alcançamos 13,53%. E a tendência é que para 2023 esses números sejam ainda maiores”, salienta Renata.