Renovabio envolve toda a cadeia sucroenergética
09-06-2020

“O RenovaBio é construído para o setor como um todo”, diz Paulo Rodrigues
“O RenovaBio é construído para o setor como um todo”, diz Paulo Rodrigues

Além de produtores de cana e usinas, o programa envolve fornecedores de serviços, fabricantes de produtos e equipamentos

Renato Anselmi

Um dos grandes trunfos do RenovaBio – programa governamental de estímulo aos biocombustíveis – para alcançar resultados positivos, é o alinhamento dos interesses dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva sucroenergética. Além de produtores de cana e usinas, o programa envolve fornecedores de serviços, fabricantes de produtos e equipamentos que disponibilizam soluções para elevar a eficiência de unidades produtoras de cana, açúcar, etanol e energia.  

“O RenovaBio é construído para o setor como um todo. O alinhamento dos interesses na mesma direção vai estar perfeitamente precificado no programa. É obvio que cada um concorre com a sua parte na construção de um setor cada vez melhor, contribuindo para um mundo cada vez melhor”, comenta Paulo Rodrigues, do Condomínio Agrícola Santa Izabel, de Guariba, SP.

Segundo ele, é possível individualizar os resultados com o RenovaBio. “O programa permite mensurar as diferenças, classificar e premiar individualmente de acordo com o que cada um contribui”, diz.

O alinhamento de interesses foi inclusive um dos fatores – avalia Paulo Rodrigues – para o sucesso de duas iniciativas marcantes para o crescimento do setor. A implantação de uma delas, o Sistema de Pagamento por Teor de Sacarose, realizada em 1983 pelo IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool, teve interesses alinhados na mesma direção. “Foi o maior salto de qualidade que o setor teve na sua história”, afirma.

Em seguida, surgiu o Consecana, que foi outra ideia fantástica, importante – ressalta. “Continuou alinhando os interesses, fez com que o setor se entendesse melhor. Da mesma forma que agrícola e indústria se entendem melhor, atualmente fornecedor e indústria também se relacionam e se comportam melhor, fruto dessa negociação, desse aprendizado ao longo do tempo. O Consecana vem passando por mudanças, precisa se modernizar. Afinal, com o tempo, as coisas precisam ser ajustadas. Mas, tornou-se também uma iniciativa marcante para o setor”, constata.

Fonte: CanaOnline