Representantes e associados da AFOCAPI participam de Dia de Campo sobre biotecnologia e sustentabilidade
12-04-2023

O objetivo principal desse evento foi apresentar as novas variedades de cana-de-açúcar do CTC e os ganhos em aliar a biotecnologia do CTC às biossoluções da ADAMA (ExpertGrow e Protege)

Com 75 anos de história, a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (AFOCAPI) conta hoje com o maior quadro de associados no estado de São Paulo, grupo que recebe suporte técnico eficiente e otimizado para melhorias dos processos de produção, além da representação no cenário político, econômico e social.

Nos dias 22 e 23 de março, representes da entidade, bem como diversos produtores associados, participaram de um Dia de Campo promovido pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em parceria com a ADAMA. O objetivo principal desse evento foi apresentar as novas variedades de cana-de-açúcar do CTC e os ganhos em aliar a biotecnologia do CTC às biossoluções da ADAMA (ExpertGrow e Protege), visando aumento de sustentabilidade ambiental, produtividade, qualidade de matéria-prima e rentabilidade.

Segundo o coordenador de fitotecnia da associação, Antônio Francisco Pino Júnior, o evento apresentou ferramentas interessantes, que com certeza tem o poder de aumentar a produtividade dos canaviais dos associados. “Hoje, quem não adota tecnologia, fica para trás”, salienta.

Ele reforça que a região de Piracicaba vem sofrendo com altas infestações de broca-da-cana (Diatraea saccharalis), uma das principais pragas que atacam a cultura da cana-de-açúcar. “Em janeiro deste ano, estávamos encontrando de 10 a 15 machos por armadilha. Como comparação, o nível de controle é de apenas seis.”

Por conta disso, ele afirmou que conhecer de perto as tecnologias de controle da broca, como as variedades BT, em parceria com as biossoluções foi de grande valia para os associados. “A sinergia entre esses fatores é extremamente interessante e pode trazer grandes resultados.”

Conheça as biossoluções da ADAMA para cana-de-açúcar

ExpertGrow atua no metabolismo secundário da planta e na expressão de proteínas de resistência e crescimento, com efeito positivo na resistência a estresses abióticos, na fotossíntese, no processo de florescimento, no metabolismo energético das plantas e em sua respiração. O objetivo final é melhorar a brotação e o desenvolvimento, garantindo um canavial vigoroso e uniforme.

Já o Protege é um fungicida e nematicida microbiológico composto por uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides e as principais doenças de solo, protegendo a produtividade e construindo um ambiente produtivo favorável para o desenvolvimento das plantas.