Revolução dos microrganismos na agricultura regenerativa preserva o maior patrimônio do agricultor, o solo
23-08-2024

Enraizamento da cana em área que recebe a Biotecnologia Microgeo®. Crédito foto: Renato Delarco
Enraizamento da cana em área que recebe a Biotecnologia Microgeo®. Crédito foto: Renato Delarco

Quem é do campo sabe que o bem mais valioso do produtor rural é o solo. E já existem soluções não só para preservá-lo, mas para que tenha mais vida

Desde 2011, o produtor rural Alexandre Landim Garcia, de Angélica, Mato Grosso do Sul, tem testemunhado uma transformação notável em sua lavoura de cana-de-açúcar. Sua jornada rumo a uma agricultura mais sustentável e produtiva começou quando ele decidiu experimentar o Microgeo®.

O Microgeo® é mais do que um simples produto biológico agrícola. Trata-se de um componente que nutre, regula e mantém um processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC) na propriedade agrícola que quando aplicado restabelece o microbioma do solo. Em outras palavras, promove uma verdadeira revolução nos microrganismos do solo, essenciais para restabelecer a Biodiversidade, resiliência ambiental e produtiva.

Garcia revela a experiência transformadora que ele e sua fazenda vivenciaram desde que adotaram a Biotecnologia Microgeo®. "Tínhamos sempre o problema da compactação do solo, alto teor de argila. Quando conhecemos o Microgeo® em 2011, decidimos experimentar, buscando minimizar esse problema e colher outros benefícios", compartilha o produtor.

A experiência começou com testes em diferentes áreas da fazenda, comparando o uso do Microgeo® com extensões de controle sem a aplicação do produto. Surpreendentemente, todos os campos tratados com a Biotecnologia Microgeo® demonstraram ganhos significativos em peso e produtividade. Esses resultados positivos inspiraram o produtor a expandir o uso do Microgeo®, instalando Bioestações para uma aplicação mais eficiente e abrangente em toda a área agrícola da fazenda.

Confira texto completo no livro: Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito. Baixe o link da edição digital, é grátis: https://canaonline.com.br/conteudo/cana-de-tudo-do-acucar-ao-infinito.html