RIDESA fará liberação nacional de variedades no próximo dia 25 de novembro, em Ribeirão Preto
14-10-2015

Na manhã do próximo dia 25 de novembro, a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético realiza no Hotel JP, em Ribeirão Preto, uma Encontro Nacional, com a participação dos programas de melhoramento genético de cana-de-açúcar das 10 universidades federais que compõem a Rede.

O Encontro irá marcar os 25 anos de criação da RIDESA, que surgiu após o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) ser extinto, em 1990. Iniciativa que colocou fim ao Planalsucar (Programa Nacional de Melhoramento de Cana-de-açúcar).
O Encontro do dia 25 de novembro também vai marcar os 45 anos de história das variedades de cana RB. Sigla que passou a denominar as variedades de cana lançadas pelo Planalsucar, a partir de sua criação pelo IAA em 1971. A partir da extinção do IAA, 25 anos atrás, e a criação da RIDESA, as variedades lançadas por esta Rede passaram também a receber a denominação RB, uma vez que herdou toda estrutura, mão de obra e pesquisas do Planalsucar.

NOVAS VARIEDADES
No Encontro, os programas de melhoramento que compõem a RIDESA farão a liberação de um total de 16 novas variedades de cana, desenvolvidas por diferentes universidades que integram a Rede.
A última liberação de variedades que a Rede fez foi em 2010. “Desde então estamos selecionando materiais e trabalhando muito em pesquisa a fim de oferecermos os melhores materiais para o produtor. Ficamos cinco anos de stand by para escolhermos bem as variedades a serem lançadas”, diz Edelclaiton Daros, coordenador nacional da RIDESA.
No evento são esperados profissionais de todo o país ligados à cadeia sucroenergética, especialmente de usinas e fornecedores de cana.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.