Risco para temporais, chuva volumosa e mar agitado; confira a previsão do tempo
06-04-2023
No litoral gaúcho, as ondas podem chegar aos dois metros de altura nesta quinta-feira (6)
POR AMANDA SOUZA, METEOROLOGISTA DA X WEATHER METEOROLOGIA
Canal Rural
Risco para temporais, chuva volumosa e mar agitado; confira a previsão do tempo
Quinta-feira (6) com chuva espalhada por boa parte do país devido à combinação de diversas instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Os destaques são o avanço de mais uma frente fria pelo Sul do Brasil, que pode provocar chuva forte e volumosa na faixa oeste entre o Rio Grande do Sul e o Paraná.
Além disso, a previsão do tempo para o dia indica que, no Sul, os volumes acumulados devem ficar entre 20 e 60 milímetros (mm). Para a região, também são esperadas rajadas de vento, trovoadas e descargas elétricas.
Até o fim do dia, as instabilidades associadas ao sistema frontal no interior do continente provocarão chuva forte e volumosa em parte do Centro-Oeste. Isso ocorrerá, sobretudo, na metade oeste de dois estados da região: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, nas demais áreas do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste são esperadas pancadas irregulares de chuva ao decorrer desta quinta-feira pré-feriado. Conforme a meteorologia, elas serão rápidas e intercaladas com períodos de melhoria.
Chuva também no Norte e no Nordeste
Na metade norte do Brasil, ainda são esperadas chuvas persistentes e volumosas em áreas desde o leste do Amazonas até o Ceará. Segundo a previsão do tempo, isso mantém as preocupações com relação ao excesso de umidade no solo e o nível elevado dos rios. A chuva desta quinta-feira pode ser expressiva nessas áreas com acumulados de, por exemplo, 20 a 70mm.
Com relação ao tempo firme, a expectativa é de sol entre poucas nuvens em boa parte de Roraima. Condição essa que, a saber, também é aguardada em pontos na divisa entre Minas Gerais e Bahia.
O mar segue agitado na costa gaúcha, com ondas de até dois metros de altura, segundo a meteorologia. São esperadas, por fim, rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora em toda a metade sul do Rio Grande do Sul.
Editado por: Anderson Scardoelli.

