Compartilhe:

Roberto Rodrigues é homenageado no 14º Prêmio Visão Agro Centro-Sul com a categoria Hors Concours

Em noite marcada pela emoção, reconhecimento e histórias que moldaram o setor agroenergético brasileiro, Roberto Rodrigues foi o grande homenageado da edição 2025 do Prêmio Visão Agro Centro-Sul, realizada nesta terça-feira (15), em Piracicaba - SP. Aos 81 anos, o ex-ministro da Agricultura, professor emérito da FGV e ícone do cooperativismo recebeu o prêmio especial na categoria Hors Concours, reservado a personalidades cuja contribuição transcende os marcos convencionais do setor.

Ao subir ao palco, emocionado, Rodrigues disse não esperar mais esse tipo de homenagem em sua idade. “Eu não imaginava mais, nessa idade, receber um prêmio assim. Mas é uma alegria. Tudo que fiz na vida foi com prazer. Nada foi difícil. Apenas fiz o que eu achava que tinha que ser feito”, disse.

E completou com uma reflexão que costuma dividir com seus alunos na universidade. “Sempre digo que o segredo está em três coisas: gostar do que faz, levantar todo dia com vontade de trabalhar e saber fazer bem-feito. E também é preciso sorte, mas sorte é estar preparado quando o trem passa pela estação. Não adianta reclamar que não teve oportunidade se você não estava lá para embarcar”.

Um legado que começou no campo

Com uma carreira que se confunde com a própria história do agronegócio brasileiro, Roberto Rodrigues relembrou os primeiros passos de sua trajetória. “Eu sou fornecedor de cana desde 1957 e tive o privilégio de acompanhar o setor de perto, em empresas como a São Martinho, sempre na vanguarda da tecnologia e da seriedade”, afirmou.

Hoje, ele também integra o Conselho de Administração da Cerradinho Bioenergia, função que exerce com orgulho há mais de uma década. “É uma família espetacular, os Fernandes, e tenho um prazer gigantesco de poder seguir contribuindo com eles”, disse.

Rodrigues também presidiu por nove meses o Conselho da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), onde teve papel decisivo na então aprovação do aumento da mistura do etanol na gasolina de 25% para 27%, em 2015, uma mudança histórica para o setor. “Era uma função clara e com prazo curto. Mas conseguimos. Cumpri a missão com dedicação e com as penas que vieram junto”, brincou.

Celebração da excelência no agro

O 14º Prêmio Visão Agro Centro-Sul reuniu autoridades, empresários e profissionais de diversas regiões para celebrar os destaques do setor bioenergético. A cerimônia reforça o protagonismo de Piracicaba, cidade-sede do evento, como um dos principais polos de pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável no interior paulista.

“Esse prêmio é o reflexo da energia, do compromisso e da paixão das pessoas que fazem o agro acontecer. Celebramos aqui a inovação, a seriedade e o olhar voltado ao futuro de cada um que compõe essa cadeia”, destacou Alexandre Ramos (Mahal), CEO da Visão Agro, organizadora da premiação.