Safra 24/25: Índice de preços dos bioinsumos mais utilizados no começo da safra
10-05-2024

Para o controle a broca da cana-de-açúcar os principais insumos biológicos utilizados são a Cotesia flavipes e o fungo Beauveria bassiana

*Danilo Menegatti

Com o início da safra 24/25 no Centro- Sul brasileiro, é previsto que ocorra um aumento na utilização dos bioinsumos, em decorrência das pragas que atingem os canaviais neste período, como a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) e a cigarrinha das raízes (Mahanarva fimbriolata). Para o controle da broca da cana-de-açúcar os principais insumos biológicos utilizados são a Cotesia flavipes e o fungo Beauveria bassiana, no caso do combate a cigarrinha das raízes, o principal bioinsumo utilizado tende a ser o fungo Metarhizium anisopliae.

No que diz respeito aos preços, segundo dados do Compara Insumos (Pecege Consultoria e Projetos) no ano de 2023 os meses que antecederam a safra e os meses logo no inídio dela, apresentaram preços mais elevados para os bioinsumos, em decorrência da maior demanda. Entretanto, a partir do mês de maio, a demanda pelos produtos diminui, reduzindo, consequentemente, os seus preços. Para a safra 24/25 é esperado que a tendência se repita, com os preços dos bioinsumos apresentando queda a partir do próximo mês.

*Danilo Menegatti

Analista de Insumos do Pecege Consultoria e Projetos