Safra canavieira 2019/20 em Alagoas apresenta bons números
06-01-2020

Colheita de cana na Usina Coruripe, em Alagoas
Colheita de cana na Usina Coruripe, em Alagoas

Chuvas e mais investimento no campo aumentam a produção de cana no estado. E preços mais remuneradores da cana e de seus produtos animam o setor alagoano

No início de dezembro, o Sindaçúcar-AL divulgou o boletim semanal de n° 13 – onde contam os dados de produção acumulados até o dia 24 de novembro – informando que já foram processadas 571.695 toneladas de açúcar neste ciclo da cana.

De acordo com a planilha, do total de açúcar produzido nos pouco mais de três meses da safra 19/20, 383.590 foram do tipo VHP (exportado para os mercados americano e mundial) e 188.105 do cristal, comercializado no mercado interno.
Em comparação ao mesmo período da safra passada, quando a produção acumulada era de 544.279 toneladas de açúcar, houve um aumento de 27.415 toneladas neste ciclo. Até a divulgação deste boletim, a usina com maior quantidade de açúcar produzido era a Coruripe, localizada no litoral sul de Alagoas.

Além da produção de açúcar, o boletim informa ainda os dados da produção de mel rico, que já acumula nesta safra 328 toneladas, sendo a única unidade produtora a usina Leão.

Quanto à produção de etanol, o acumulado é de 221.016 metros cúbicos (m³), sendo 84.372 do tipo anidro e 136.644 do hidratado. Ante ao mesmo período da moagem 18/19, onde o acumulado do biocombustível era de 214.105 m³, houve um acréscimo na produção de 6.911 m³.

Até o dia 24 de novembro, a unidade industrial que acumulava a maior quantidade de etanol produzido era a usina Santo Antonio com 31.128 m³.

SAFRA DA PINDORAMA APRESENTA CRESCIMENTO

Entre as unidades que apresenta aumento de produção está a Cooperativa Pindorama, localizada no município de Coruripe. Com um crescimento acumulado - até a primeira quinzena de dezembro - de 5,2% em comparação ao mesmo período da safra passada, a usina da já processou nesta moagem mais de 584 mil toneladas de cana.

O pontapé para a safra 19/20 foi dado pela unidade industrial na segunda quinzena de agosto. Com 2.800 hectares de canavial renovado, a expectativa de Pindorama é moer neste ciclo um milhão de toneladas de cana.

Após quatro meses de moagem, a usina produziu quase 27,9 mil toneladas de açúcar, o que representa um crescimento de 2,1% ante ao mesmo período da safra 18/19, quando o acumulado era de 27,3 mil toneladas.

No item etanol, a usina da Cooperativa Pindorama também apresentou uma variação de crescimento positiva de quase 5,1%. Até o dia 15 de dezembro, o acumulado era de 30.520 metros cúbicos (m³), enquanto no ciclo passado a produção era de 29.042 m³.

PRODUTORES DE CANA DE ALAGOAS COMEMORAM A BOA SAFRA

Com a safra 19/20 praticamente na sua metade, o presidente da Associação dos Produtores de Cana de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, afirma que a moagem – iniciada em agosto passado – é considerada positiva e que as perspectivas para o próximo ano são otimistas para todo o segmento canavieiro alagoano.

“A safra está sendo boa para o fornecedor de cana e para o setor como um todo em Alagoas. As usinas estão pagando com todas elas cumprindo com as obrigações e pagando a matéria-prima fornecida pelos produtores rurais. Isso nos anima para que a gente possa continuar investindo no canavial e produzindo no Estado”, declarou Edgar Filho.

Segundo o dirigente do setor, que representa mais de sete mil fornecedores de cana de Alagoas, as chuvas que ocorreram no Estado ajudaram na brotação da socarias e no melhor desenvolvimento da cana plantada no inverno. “Foi fantástica essa chuva. Ela nos dá uma projeção até maior de crescimento para a moagem. Estamos estimando chegar a 19 milhões de toneladas de cana processada ou até superar este número”, reforçou.