Safra canavieira 21/22 na região Nordeste apresenta redução de 13,6% na área a ser colhida, mas aumento de 4,6% na produtividade
11-01-2022

A análise é dos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP

 Previsões apresentadas pela Conab (novembro, 2021) para a safra 2021/22 do Nordeste – iniciada oficialmente em setembro/2021 – indicam redução de 13,6% na área a ser colhida, mas aumento de 4,6% na produtividade, resultando em produção de 43,7 milhões de toneladas de cana-de açúcar, 9,7% abaixo da safra anterior.

Ainda de acordo com a Conab, a expectativa é que a produção em Alagoas alcance 17,486 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2021/22. Quanto à destinação da cana-de-açúcar colhida, o setor indica maior percentual para a fabricação de açúcar em relação ao etanol no estado, podendo gerar mais de 1,8 milhão de toneladas do adoçante.

Em Pernambuco, o clima foi desfavorável ao desenvolvimento da cana no início do ciclo; porém, as chuvas foram mais regulares de abril a setembro de 2021, aumentando o rendimento médio estimado e compensando parcialmente os impactos da diminuição na área. No entanto, a perspectiva ainda é de redução da produção de cana relativamente a 2020/21, podendo ficar em 6,914 milhões de toneladas, expressiva queda de 41,5%, particularmente pela redução de área. A diminuição na área, por sua vez, é explicada em partes pela substituição por grãos e pelo encerramento da produção de diversas usinas na região.

Na Paraíba, a expectativa é de produção na ordem de 6,117 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, inferior ao resultado de 2020/21, em razão de reduções tanto na área como na produtividade média. Quanto ao mix da cana, espera-se que uma maior proporção continue direcionada à fabricação de etanol.

Para a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), a produção de açúcar no Nordeste deverá se recuperar até o final do ciclo atual. Estima-se que, até abril de 2022, as unidades do Nordeste produzam volume 7,6% maior que o da safra passada.

Equipe: Dra. Heloisa Lee Burnquist, Bel. Maria Cristina Afonso, Bel. Silvia C. Michelin, Bel. Augusto Barbosa Maielli e Bel. Vanessa Vizioli.