Safra gigante exige planejamento
08-04-2016

Uma estratégia é utilizar dois turnos de 10 horas para o corte, transbordamento e transporte

A safra 2016/17 no Centro-Sul deverá ser “gigante”. As consultorias do setor têm previsões diferentes do volume de cana que será processado, mas oscilam entre 615 milhões e 630 milhões de toneladas.

Para colher e transportar tanta cana, sem deixar a indústria na mão, planejar deve ser a palavra de ordem da usina. “Gaste tempo fazendo planejamento da safra e dimensionando os equipamentos para não sofrer com a falta de tempo (indisponibilidade) do meio para o final da safra”, aconselhaSidnei João Bortolozzo, engenheiro agrônomo, consultor e coordenador do Gmec (Grupo de Motomecanização do Setor Sucroenergético. Cada usina deve traçar a sua estratégia. “É essencial a equipe saber do potencial de suas áreas, da colheitabilidade, das dificuldades que terá pela frente. Para superar eventuais problemas, da estratégia deve constar um plano ‘B’”.

Como o cenário mostra uma safra longa, Bortolozzo chama a atenção para a importância da manutenção dos caminhões canavieiros, transbordos e colhedoras, assim como não menosprezar a manutenção dos reboques e semirreboques.

Também sugere como estratégia para as usinas a utilização de dois turnos de 10 horas para o corte, transbordamento e transporte. Bortolozzoressalta se tratar de um ponto que vai trazer benefício (redução de gasto) para a usina, se tiver uma boa implantação e gerenciamento.
Veja matéria completa na editoria Tecnologia Mecanização, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.