Saiba o que levar em conta ao adotar um sistema de irrigação
09-06-2015

Não basta investir fábulas na aquisição de equipamentos de irrigação do canavial, se não existe por traz um planejamento adequado. É importante a adoção de um plano diretor e da incorporação de conhecimentos sobre o assunto para que a tecnologia tenha o resultado almejado. 

Ao planejar a implantação de uma tecnologia de irrigação, é preciso levar vários pontos em consideração. A pedologia - o estudo dos solos - é um dos recursos que contribui para a definição dos sistemas de irrigação. A classificação do solo da área de cana é considerada preponderante, além de porosidade, densidade aparente, profundidade desse solo são outros fatores que devem ser avaliados.
É preciso levar em conta também as condições químicas do solo. O sistema de irrigação deve ser desenvolvido conforme as características de cada região. A questão climática, a disponibilidade de água e topografia do terreno são outros fatores que interferem na escolha do equipamento.
Estes aspectos são importantes quando se vai conceber um projeto de irrigação. Mas esta tecnologia não tem como aumentar a produtividade sozinha. Outros aspectos, como nutrição da planta e manejo varietal (a escolha de variedades que dão resposta positiva à irrigação e sua correta alocação na área de plantio) também devem ser considerados.
Segundo especialistas no assunto, a escolha da melhor tecnologia está vinculada às condições de cada região e à realidade de cada usina.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.