Samira Domingues Carlin Cavallari é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
01-02-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

A engenheira-agrônoma Samira Domingues Carlin Cavallari, pesquisadora Científica e Diretora Técnica de Serviço da Unidade Laboratorial de Referência de Mudas Pré-Brotadas e Sistemas de Multiplicação de Cana-de-Açúcar, do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, atua na cadeia bioenergética desde 2002, quando fez estágio obrigatório de conclusão de curso de graduação. De lá para cá, a paixão pela cana-de-açúcar e pelo setor só aumentaram. E as pesquisas, literalmente, demonstram isso.

Em 2003, Samira ingressou no mestrado do IAC, em Campinas, na área de Tecnologia da Produção Agrícola, onde trabalhou com a cultura da cana-de-açúcar e teve o privilégio de ter como orientadora Raffaella Rossetto. Em 2005 iniciou o doutorado na Unesp de Jaboticabal, na área de Produção Vegetal, onde desenvolveu tese com cana-de-açúcar orientada por Durvalina Maria Mathias dos Santos. Em 2008 assumiu o cargo concursado de pesquisadora científica da Secretaria da Agricultura SAA/APTA/IAC, inicialmente na estação experimental de Jaú, sendo transferida para o Centro de Cana de Ribeirão Preto, em 2014.

Entre 2011 e 2013 realizou Pós-Doutorado também na Unesp de Jaboticabal. Concentrada em Fisiologia Vegetal, Samira realizou pesquisas na área de estresses ambientais, principalmente o estresse hídrico. Em 2020 foi convidada pelo colega e pesquisador, Dr. Mauro Alexandre Xavier, a desenvolver pesquisas em parceria na área de produção de Mudas Pré-Brotadas, na linha de produtos biológicos, visando estudos para um melhor desenvolvimento dessas plantas.

Samira é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.