Sandra Maria da Silva é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
31-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Filha caçula e calada, mas inquieta desde a época dos primeiros anos de escola, Sandra Maria da Silva, coordenadora de Irrigação e Topografia da Usina Coruripe – Matriz, em Alagoas, descobriu a sua afinidade com o agro quando se deparou com o projeto da EAFS (Escola Agrotécnica Federal de Satuba, em Alagoas). Com o apoio de sua mãe, D. Maria, entrou no processo seletivo e enquanto fazia o curso, conheceu a história do Grupo Coruripe e se apaixonou pela ideia de um estágio na empresa.

Mesmo sabendo das dificuldades culturais de mulheres no setor sucroenergético, isso nunca foi um impedimento para ela, e concluído o curso, enfrentou uma imensa fila para estagiar na empresa. Após alguns ciclos de estágio, Sandra recebeu o convite para permanecer, mas como funcionária. E assim já se vão quase 22 anos de história na Usina Coruripe de Alagoas.

A técnica agrícola e engenheira de produção com MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria tem uma trajetória de destaque: foi a primeira mulher a exercer a função de Técnica Agrícola de Campo, tanto que seu gerente à época dizia que era até então a única do Nordeste, e talvez do Brasil, no trabalho que executava, na área de irrigação de cana-de-açúcar. Depois vieram as promoções para Técnica Agrícola Administrativa e de Controle e para Supervisora Administrativa e de Controle.

Sandra é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.