São animadoras as notícias para o setor bioenergético
18-04-2024

Confira o link para conferir a gravação da live O SETOR BIOENERGÉTICO, A ARTICULAÇÃO POLÍTICA E O QUE VEM PELA FRENTE - https://www.youtube.com/watch?v=1oHJCEZQjnw

A live O SETOR BIOENERGÉTICO, A ARTICULAÇÃO POLÍTICA E O QUE VEM PELA FRENTE – realizada na tarde de 17 de abril, apresentou um cenário bastante positivo para o setor.

Como a aprovação do projeto de lei do Combustível do Futuro, de relatoria do Deputado Federal Arnaldo Jardim, que entre os pontos eleva a margem de mistura de etanol à gasolina de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.

Esse PL cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.

Os debatedores destacaram vários exemplos que confirmam o cenário positivo para o setor, como o Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – MBCB. Formado pelas principais montadoras do país, empresas e entidades do setor bioenergético e de biogás, sistemistas e indústrias de autopeças, associações e entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos – numa grande força tarefa para diminuir as emissões de carbono dos veículos leves e pesados sejam eles carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas ou de construção. 

O MBCB vai promover um incremento de R$ 2,6 trilhões no seu PIB para que o Brasil tenha a melhor transição energética para a mobilidade.

Debatedores:

- Amaury Pekelman - Presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – Biosul

- Arnaldo Jardim – Deputado Federal

- Mário Campos Filho - Presidente - Executivo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG e da Bioenergia Brasil

- Paulo Leal – Presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil - Feplana

- Renato Cunha - Presidente da NovaBio - Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco – Sindaçúcar/PE