São Paulo lança projeto de incentivo a eletricidade da biomassa
27-08-2015

“O estado de São Paulo quer voltar a ser protagonista na produção de energia elétrica”, afirmou o secretário de Energia do Estado, João Carlos de Souza Meirelles, na tarde de ontem na Fenasucro & Agrocana, maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, que acontece em Sertãozinho, SP, e termina amanhã.

O Secretario lançou o projeto 'São Paulo na rede elétrica' que tem como objetivo principal a ampliação da participação de energias renováveis na matriz energética. "Percebemos que o Estado precisa esgotar o potencial das suas alternativas de energia e introduzir, definitivamente, a energia do bagaço da cana. Com ela, conseguiremos ampliar a produção de energia elétrica do Estado". Como objetivos secundários, o projeto visa reforçar a ampliação da rede e de conexões, modernizar as unidades geradoras e diversificar os combustíveis.


Segundo o Governo Paulista, das 166 unidades sucroenergéticas do estado, 20% estão concentradas em um raio de 100 quilômetros da cidade de Morro Agudo, onde passa um linhão de transmissão de energia, por isso, em Morro Agudo será construída uma substação de energia, por lá passa um linhão de transmissão de energia.
Dessas unidades, 34 produzem energia e 10 delas já estão programadas para aumentar seus potenciais de geração. "Juntas, essas unidades aumentarão em 237 MW suas gerações. Esse adicional consegue abastecer três cidades do tamanho de Sertãozinho, por exemplo.” As outras 24 necessitarão realizar investimentos para passarem a exportar energia. Nesse caso, o Meirelles, colocou a Secretaria à disposição dos interessados a investir no negócio. “Venham conversa conosco, inclusive sobre financiamento. Iremos estudar caso a caso”, salientou.

Veja mais informações na revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br