São Paulo Negócios promoverá debate sobre o mercado de carbono e gestão de riscos no agro
20-10-2025

Em parceria com a Agroboard, evento ocorre em 22 de outubro, das 8h30 às 12h, na sede da agência
A São Paulo Negócios, agência de promoção de investimentos da capital paulista, realizará, em 22 de outubro, das 8h30 às 12h, em sua sede, o “AgroConecta – Gestão de Riscos e Mercado de Carbono”. Em uma agenda integrada de desenvolvimento sustentável, o evento, em parceria com a Agroboard, conectará atores do agronegócio, especialistas em gestão de riscos, gestores públicos e representantes do ecossistema de inovação.
A discussão ganha ainda mais relevância diante de dados da Embrapa e do Banco Mundial (BIRD), que apontam que o Brasil perde aproximadamente 1% do PIB agrícola todos os anos devido a riscos que poderiam ser mitigados com práticas mais eficazes de gestão.
O evento contará com dois painéis. O primeiro será sobre “Os pilares da gestão de riscos: construindo segurança e previsibilidade”, que terá a participação de Danilo Lombardi, fundador e CEO da Agroboard, e Berenice Damke, abordando as ferramentas de alta tecnologia. O foco é na urgência da necessidade de evolução da governança em gestão de riscos e ensinar sobre a utilização de contratos de hedge e análise preditiva para mitigar a volatilidade econômica crescente, levando a uma melhor tomada de decisões. Além disso, trata sobre como conflitos geopolíticos, riscos climáticos e riscos cambiais estão entre os maiores desafios do setor.
O segundo painel – Mercado de carbono no agro: da produção sustentável ao acesso a novos mercados – será moderado por Rafael Possik, assessor técnico da São Paulo Negócios, e contará com a participação de João Pedro Fernandes, fundador e CEO da Future Climate Group. O debate abordará como o agronegócio brasileiro pode transformar práticas sustentáveis em oportunidades econômicas, explorando o potencial do país na geração e comercialização de créditos de carbono.
O AgroConecta reforça o papel da São Paulo Negócios como catalisadora de inovação e sustentabilidade, aproximando o setor privado das políticas públicas e gerando conexões que impulsionam o crescimento econômico com responsabilidade ambiental.