São Paulo, o maior produtor mundial de cana, coloca fim à queima
24-12-2015

São Paulo detém 60% da produção de cana do país

Detentor de 60% da cana produzida no país, o Estado de São Paulo chegou a conclusão que precisava organizar a atividade agrícola e industrial de modo a promover a adequação ambiental e minimizar os impactos sobre o meio ambiente e a sociedade. Assim, nasceu o Protocolo Agroambiental, assinado em 2007 pelo Governado de São Paulo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento e pelos presidentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).

O Protocolo Agroambiental faz parte do Projeto Etanol Verde, iniciativa que tem o objetivo de desenvolver ações que estimulem a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, etanol verde e bioenergia. E visa reconhecer e premiar as boas práticas ambientais do setor sucroenergético, com um certificado de conformidade, renovado anualmente.
O instrumento cobre alguns dos principais pontos de redução de impactos da cultura. Entre eles, a antecipação dos prazos de eliminação da queima da palha da cana, a proteção dos remanescentes florestais de nascentes e de matas ciliares, o controle das erosões e melhores práticas de uso do solo, o adequado gerenciamento das embalagens de agrotóxicos, além da redução de consumo de água na etapa industrial.

A diretriz do Protocolo mais conhecida e que causou até agora maior mobilização do setor é a que determina a antecipação da eliminação da prática da queima, de 2021 para 2014 nas áreas onde já é possível a colheita mecanizada e de 2031 para 2017 nas áreas em que não existe tecnologia adequada para a mecanização.
Trata-se de um acordo voluntário pioneiro, que conta com a adesão de mais de 170 unidades agroindustriais e 29 associações de fornecedores, que juntos representam mais de 90% da produção paulista. Na safra 2015/16, a colheita mecanizada no estado ultrapassou 90%.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.