Se histórico pluviométrico se manter, começo de março não terá condições adequadas para início de safra
22-01-2016

Moer em condições adversas acarreta prejuízo muito grande, imediato e em longo prazo

Os bons preços do etanol e açúcar, o caixa vazio, a grande quantidade de cana bisada, e uma safra volumosa, entre 610 milhões a 640 milhões de toneladas na região Centro-Sul, de acordo com previsão da Datagro Consultoria, motivam muitas unidades sucroenergéticas a antecipar a moagem para março.

Mas engenheiro Agrônomo José Osmar Bortoletti, da Coordenadoria De Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura de São Paulo, alerta sobre os riscos de iniciar a colheita da cultura da cana-de-açúcar em março. “Se analisarmos o histórico da pluviometria dos verões anteriores, notamos que o volume no mêsde março normalmente é menor que nos meses anteriores, seus companheiros de estação (dezembro, janeiro e fevereiro), mas o número de dias com chuva é semelhante, portanto com condições adversas à colheita; condições que melhoram no finalde março, com o início do Outono. Se o histórico transformar-se em realidade este ano não teremos condições adequadas para colheita no iníciode março.”

Sobre os produtores iniciarem a colheita mesmo com condições adversas, Bortolettiacho que não vai ocorrer, porque a experiência negativa com danos a cultura e principalmente ao solo em anos anteriores foi muito marcante. “O prejuízo é muito grande, imediato e em longo prazo.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.