Secretaria da agricultura de São Paulo é a primeira secretaria no Brasil a lançar Relatório de Sustentabilidade
09-06-2015

São Paulo é o estado mais industrializado do Brasil, mas o motor que impulsionou a industrialização foi a agricultura. Se o principal combustível da economia paulista era a agricultura, nada mais coerente do que criar mecanismos para sua sustentação e aperfeiçoamento. Assim, nasceu em 1891 a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP). 

Ao longo dos seus 124 anos de existência, a SAA/SP, coleciona inúmeras conquistas e realizações que têm marcado a história do agronegócio paulista e brasileiro. Em dezembro de 2014, sob a gestão de MônikaBergamaschi, a Secretaria registrou mais um feito: lançou seu Relatório de Sustentabilidade, com base nos parâmetros da Global ReportingInitiative (GRI), entidade reconhecida mundialmente como detentora dos parâmetros mais completos e respeitados para esse tipo de relatório. Com isso, a SAA/SP tornou-se a primeira secretaria de Estado no Brasil a lançar um Relatório de Sustentabilidade.

O Relatório foi produzido por Maria Luiza Barbosa, diretora-proprietária da Terra Grata Consultoria, e sua equipe. Iza, a “Dama da Sustentabilidade”, como é conhecida, é bacharel em Pedagogia e Deficientes de Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especializações em Educação Especial pela Universidade Mâcon (França. Por 10 anos, foi gerente de Responsabilidade Social da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), levando à entidade a sera primeira associação de agronegócio no mundo e primeira entidade associativa brasileira a lançar, em 2008, um Relatório de Sustentabilidade.

Em 2014, a Terra Grata Consultoria, além da SAA/SP, também desenvolveu Relatório de Sustentabilidade para:CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Usina São Manoel, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Dreyfus Citrus, Ibope Inteligência e Eco Brasil Florestas.

Iza Barbosa encontrou-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o tema da conversa não poderia ter sido outro: sustentabilidade. O governador apresenta-se como um defensor do desenvolvimento sustentável, o que pode levar à outras secretarias paulistas a produzirem seus relatórios.

Veja mais informações na revista CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular: www.canaonline.com.br