Secretaria Estadual de Agricultura inaugura unidade de inovação para o agronegócio em Ribeirão Preto
07-03-2024

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, ressaltou a importância do espaço para o agro paulista. Outros importantes atores do ecossistema também estiveram presentes  

Nesta quarta-feira (06/03), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, inaugurou a nova unidade do AptaHub em Ribeirão Preto, descerrando a placa do novo ambiente de inovação, ao lado do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil Ghobril.

A unidade faz parte de um ecossistema de seis espaços criados no estado de São Paulo para apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática. A iniciativa é realizada pela APTA, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com execução do Cietec e coexecução de Wylinka e ImpactHub. O investimento total do AptaHub é R$ 13,5 milhões.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, o AptaHub vai ampliar o alcance, a densidade e o impacto da prática da inovação em toda a cadeia do agronegócio do Estado de São Paulo. 

São Paulo foi o estado que mais exportou commodities em janeiro, ou seja mais de 20% das exportações do Brasil vieram daqui. Crescemos 18% em relação a janeiro do ano passado. E este crescimento começa na pesquisa. Tudo que temos hoje no agro do Brasil passou pelos nossos Institutos de pesquisa. Vejo, assim, o AptaHub com uma capilaridade de pesquisa muito grande que vai trazer parceiros da iniciativa privada, levando em consideração o potencial econômico regional, e que vai dar muito suporte ao agro de todo o Estado de São Paulo”, disse Piai.

Participaram do evento atores do ecossistema local, entre empreendedores, pesquisadores e representantes de empresas e de instituições do agro de Ribeirão, Sertãozinho, Jaboticabal, e de outras cidades da região, além de diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e dos sete Institutos vinculados à APTA - Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital),  Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional.  

O diretor geral do Instituto de Zootecnia, Enilson Ribeiro, comemorou a oportunidade de reunir uma nova geração de pesquisadores e inovadores no novo ambiente. “O AptaHub é um espaço muito importante de acolhimento para ideias novas e para as pessoas que estão querendo crescer”, disse Ribeiro.

"A inauguração deste espaço representa mais um passo importante e significativo, que trará ainda mais visibilidade, oportunidades e avanço para as soluções inovadoras no agronegócio tropical, entregando valor para a sociedade e impactando positivamente o meio ambiente", complementou o coordenador da APTA, Nabil. 

O pesquisador científico da APTA e idealizador do AptaHub, Sérgio Tutui, destacou que o AptaHub terá a possibilidade de levar o conhecimento e as inovações desenvolvidas pelos pesquisadores da APTA de forma mais consistente para a sociedade. “Vamos trabalhar com os empreendedores, com startups, fomentando o desenvolvimento tecnológico e os negócios.  Já temos quatro unidades espalhadas pelo Estado e elas congregam o conhecimento de todos os institutos. Agora vamos fazer atividades, contactar mais pessoas e escalar”, afirmou Tutui.

Startups residentes apresentaram suas inovações

Após a inauguração, três startups residentes do AptaHub Ribeirão Preto apresentaram suas soluções tecnológicas inovadoras. 

A Aqui9 atua no desenvolvimento de um sistema de monitoramento de parâmetros da água em tempo real direcionado à gestão e ao manejo de projetos na piscicultura. 

Já a MJ-Nutrição Animal é responsável pelo desenvolvimento e pela introdução de uma molécula substituta ao antibiótico em ração para bovinos para a redução da emissão de metano no ambiente. 

A Yacon-BR desenvolve uma linha de alimentos a partir da batata yacon, reconhecida por ser um potente produto prebiótico que melhora o sistema imunológico e, consequentemente a saúde das pessoas, e  pode controlar a glicemia sanguínea de pessoas portadoras de diabetes.

 Espaço físico e virtual para gerar conexões e fomentar o empreendedorismo e a inovação

O espaço — projetado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro — abriga uma sala de reunião fechada com capacidade para quatro pessoas, espaço de trabalho colaborativo para 12 pessoas, uma área para eventos que comporta até 30 pessoas e um work café.

Além dos espaços físicos, o Programa de Residência AptaHub impulsiona as soluções tecnológicas por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa.

Durante todo o dia, o ambiente  permanecerá de portas abertas para receber convidados e pessoas interessadas em conhecer o AptaHub. Elas poderão conversar e tirar dúvidas com pesquisadores, residentes (startups) e membros da comunidade de inovadores.

SOBRE O APTAHUB

O AptaHub é uma rede de ambientes de inovação do agro vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a  segunda maior organização de pesquisa  científica e tecnológica focada no agro do hemisfério Sul, composta por sete Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) – IAC, IB, IEA, IP, Ital, IZ e APTA Regional.

Um hub que conecta institutos, pesquisadores, empreendedores, investidores, startups, empresas e produtores rurais de São Paulo e desenvolve soluções, a fim de apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática, impactando positivamente a sociedade e tornando o segmento mais competitivo, sustentável e transformador.

Com atuação centrada em espaços abertos e colaborativos em Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e Santos, o AptaHub irá ampliar o alcance ao conhecimento e à inovação gerados pelos Institutos de pesquisa da APTA, garantir formação e educação continuada para a geração de soluções inovadoras, além de formação e aceleração de negócios, promoção de parcerias estratégicas e acesso a investimentos que possibilitem o desenvolvimento das novas tecnologias que  se transformem em novos negócios.

O AptaHub nasceu de um edital liderado pelo governo estadual. Três organizações gerenciam este projeto: Cietec, Impact Hub e Wylinka. 

Saiba mais acessando o site e acompanhe o AptaHub no Linkedin

Ceci Anett - Assessoria