Segunda maior produtora de açúcar do Brasil, a Guarani vende metade da produção no varejo
07-11-2016

A perspectiva para o mercado de açúcar é positiva não só para o mercado externo, mas também para o interno, de acordo com Jacyr Costa Filho, Diretor Região Brasil da Tereos. “Há uma queda da produção na Índia e Tailândia por conta dos fatores climáticos. Isso deve manter o déficit mundial e, nos próximos dois anos, os preços do açúcar ficarão satisfatórios, voltando a crescer o interesse do país neste segmento.”

A Guarani é hoje a segunda maior produtora de açúcar do Brasil e, em 2016, investiu pesado na marca da empresa no varejo. A companhia tem uma forte presença no mercado doméstico brasileiro, fornecendo açúcar para as principais empresas multinacionais do setor de alimentos e também está bem posicionada no mercado de varejo com sua marca Guarani. Aproximadamente 50% do total de açúcar é comercializado no mercado doméstico e a outra metade é exportada, principalmente para Ásia e África.

O varejo tem um caráter estratégico para a Tereos e representa entre 13% e 18 % das vendas de açúcar em receita no Brasil. “Neste ano, modernizamos a marca e investimos em ações de publicidade e marketing, que incluiu campanha digital com promoção para consumidores e também ações no ponto de venda, patrocínios e eventos”, diz Jacyr.

A Tereos possui sete unidades industriais e se relaciona com 1.200 fornecedores de cana-de-açúcar, responsáveis por mais 50% da matéria-prima processada pela empresa. Na safra 2016/17, a companhia estima uma moagem de 20,5 milhões de toneladas de cana, sendo 60% do volume previsto direcionado à produção de açúcar e o restante voltado à fabricação de etanol.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.