SEGUNDO LOTE DE INSCRIÇÕES PARA O 7º IRRIGACANA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
09-07-2026

Seminário reunirá especialistas, usinas, produtores e empresas para discutir as tecnologias que estão transformando a irrigação na cana-de-açúcar. Evento será realizado nos dias 9 e 10 de setembro no MULTIPLAN HALL, localizado em Ribeirão Preto/SP. Inscrições abertas

O interesse do setor bioenergético pelo 7º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA) segue em alta. Devido à forte procura registrada nas últimas semanas, o Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (GIFC) abriu o segundo lote de inscrições para o evento, que será realizado nos dias 9 e 10 de setembro de 2026, no Multiplan Hall, localizado dentro do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto/SP.

Considerado o principal fórum de discussão sobre o manejo da água na cultura da cana-de-açúcar, o evento deste ano deve reunir cerca de 700 participantes entre representantes de usinas, produtores rurais, pesquisadores e empresas fornecedoras do setor bioenergético.

Para o presidente do GIFC, René Sordi, o momento atual do setor exige que as empresas ampliem o acesso a informações técnicas e experiências práticas que contribuam para uma produção mais eficiente e previsível. "A irrigação deixou de ser um tema restrito a algumas regiões e passou a fazer parte da estratégia de competitividade das empresas do segmento. O IRRIGACANA foi concebido justamente para apresentar conhecimento aplicado, casos reais e tecnologias capazes de gerar resultados no campo", afirma.

Ao longo dos dois dias de seminário, especialistas abordarão desde os avanços dos diferentes sistemas de irrigação até estratégias de manejo agronômico, fertirrigação com vinhaça e modelos de implantação adotados por usinas e produtores. A programação também abrirá espaço para debates sobre sustentabilidade, segurança hídrica e os desafios impostos pela crescente variabilidade climática.

Segundo Sordi, um dos diferenciais do IRRIGACANA é reunir, em um único ambiente, pesquisadores, fabricantes, consultores e usuários das tecnologias, favorecendo a troca de experiências entre quem desenvolve as soluções e quem as utiliza diariamente.

"Nosso objetivo é que cada participante saia do evento com informações que possam ser aplicadas na prática, contribuindo para aumentar a produtividade, otimizar recursos e fortalecer a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar", destaca.

As vagas do segundo lote são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/bmiXeCevQAdK2gGJ6. Usinas apoiadoras e associados GIFC, STAB, PCJ e UNICA possuem descontos especiais. Mais informações podem ser obtidas no site www.gifc.com.br.

Sobre o IRRIGACANA

O Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), realizado bianualmente pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar), reúne representantes de unidades bioenergéticas, produtores e produtoras rurais, pesquisadores e integrantes de empresas fornecedoras do setor, para discussão e troca de informações sobre a gestão eficiente do manejo da água e da fertirrigação em canaviais, visando o aumento de produtividade agrícola e longevidade das áreas.

Assessoria de imprensa
Luciana Paiva – luciana@canaonline.com.br – (16) 9 9993-8191
Leonardo Ruiz – leonardo@canaonline.com.br – (16) 9 9215-6642