“Sem cana de qualidade, não há açúcar de qualidade”
06-05-2016

Cerca de 60% do custo de produção está associado aos custos com matéria-prima

O recebimento de cana de baixa qualidade, carregada de impurezas mineiras e vegetais, forçam a indústria a se desdobrar para conseguir produzir açúcar com um mínimo de qualidade, o que nem sempre é fácil ou mesmo viável, já que, devido ao momento em que o setor atravessa, gastos extras com insumos não são muito bem-vindos. Dessa forma, muitos defendem que as melhorias devem ser realizadas ainda na área agrícola.

“Durante minha formação, aprendi que numa agroindústria o importante é a qualidade da matéria-prima. Alguns grupos sabem disso melhor do que ninguém, já que dão valor a suas canas e às operações, como a sistematização dos solos e padronização do canavial, e ainda desenvolvem tecnologias e investem em aspectos que muitos deixam passar despercebidos, como na capacitação da mão-de-obra, por exemplo”, afirma o pesquisador da ESALQ/USP, Claudio Lima de Aguiar.

Para Aguiar, os problemas atuais poderão ser resolvidos através da mudança de conceitos. “Como cerca de 60% do custo de produção está associado aos custos com matéria-prima, devemos priorizar ações nessa área.”

Porém, o pesquisador frisa que não se pode esquecer da importância de contar com uma indústria de qualidade, que gere altas eficiências e produtos que atendam ao mercado consumidor exigente com baixo custo de produção. “Caso houvesse investimentos também nos parques industriais, talvez, já disporíamos de novas ideias e concepções que nos permitiriam desempenhos produtivos ainda maiores ou que gerassem uma gama maior de produtos ou de maior valor agregado.”

Veja matéria completa na editoria Conjuntura, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.