Sem chuva, Brasil segue sob alerta com umidade do ar abaixo dos 20%
24-07-2024

Mapa de umidade relativa do ar desta terça-feira no Brasil — Foto: Inmet
Mapa de umidade relativa do ar desta terça-feira no Brasil — Foto: Inmet

Todos os Estados do Centro-Oeste, além do interior do Sudeste registram os menores índices

Por Marcos Fantin — São Paulo

A semana segue com ar extremamente seco na maior parte do Brasil, com destaque para o Centro-Oeste, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde os índices de umidade relativa do ar estão em níveis de alerta máximo, entre 12% e 20%. O valor é comparável com o clima encontrado em desertos, como o Saara e o Atacama.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o conforto humano é em torno de 60%.

Umidade relativa do ar registrada até 15h desta terça-feira

 

Umidade relativa do ar

Nova Friburgo (RJ)

8%

Monte Verde (MG)

9%

Cotriguaçu (MT)

10%

São Paulo (SP)

13%

Iperó (SP)

13%

Corumbá (MS)

14%

Fonte: INMET

Até 15 horas desta terça-feira (23/7), Nova Friburgo-Salinas (RJ) registrou 8%, o menor índice de umidade do ar do país, seguido de Monte Verde (MG) com 9%, Cotriguaçu (MT) com 10%, São Paulo (SP) com 13%, Iperó (SP) com 13% e Corumbá (MS) com 14%.

No Centro-Oeste, o padrão seco predomina, sem previsão de chuva em toda região. Durante as tardes, o calor é forte, com máxima de 37ºC em Cuiabá. A Climatempo alerta para novos possíveis focos de queimada no Pantanal.

No Sudeste, toda a região segue com tempo firme. O começo da manhã é gelado em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, o que, de maneira pontual, pode causar geada em Maria da Fé e Monte Verde.

No Sul, a semana segue com tempo firme e temperaturas em elevação. Nesta quarta-feira (24/7), o dia começa gelado e com possibilidade de nevoeiro em Porto Alegre, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná. Durante as tardes, a temperatura se eleva com o predomínio do sol.

Há uma previsão pontual de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul, mas sem volumes significativos, informa a Climatempo.

No Nordeste, o ar seco predomina na maior parte da região, sem previsão de chuva em Fortaleza e Teresina, com máximas de 34ºC. Já no litoral, há chance de chuva intercalada com aberturas de sol em Salvador, Aracaju, Natal e João Pessoa.

No Norte, a condição para temporal ainda é alta entre o interior de Amazonas e Roraima. Em Boa Vista, a chuva intercala com aberturas de sol, enquanto em Manaus, Belém e Macapá só chove pela tarde. Em Palmas, Porto Velho e Rio Branco não há previsão de chuva.

O tempo está mais seco que o normal?

De acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, em 2024 a chuva parou mais cedo que o normal nessa porção seca, ainda durante o mês de maio. Os meses de junho e julho são historicamente os mais secos.

“É muito comum passar dois, três meses sem praticamente nenhuma gota de água no Centro-Oeste, no interior do Sudeste, Tocantins, áreas de Rondônia. Tudo isso é normal nessa época do ano”, afirma.

Fonte: Globo Rural