Sem cuidado, Tiririca pode dizimar canavial
06-08-2015

Altas infestações de Tiririca, acima de 1000 manifestações epígeas por metro quadrado, podem dizimar a produtividade do canavial em até 40%. O professor Paulo César Timossi da Universidade Federal de Goiás (UFG) informa que essa planta daninha prejudica a formação de perfilhos/afilhos e, consequentemente, o desenvolvimento dos colmos. “As principais formas de interferência estão na competição por nutrientes e água. Além disso, ela apresenta efeitos alelopáticos, os quais também interferem no desenvolvimento inicial das plantas”.

Por isso, é importante que o produtor adote medidas preventivas visando diminuir a infestação de novas áreas, se baseando na inspeção/limpeza de equipamentos e máquinas. A lavagem dos equipamentos/maquinários logo após a saída de áreas infestadas se torna vital nesse cenário.


Já o controle é baseado na adoção de herbicidas seletivos, aplicados em pré e pós-emergência. “É importante ressaltar que esses produtos necessitam de boa estabilidade físico-química em condições adversas de clima e textura de solo, pois, com a colheita de cana crua, a presença de palha residual tem demonstrado ser mais um quesito a ser analisado na escolha do ingrediente ativo a ser adotado”, afirma Timossi.

Veja matéria completa na editoria Herbishow na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br