Seminário na Paraíba discute o cenário do agronegócio no Nordeste e suas perspectivas
12-02-2015

Evento ocorre amanhã e um dos palestrantes é o ex-Ministro Roberto Rodrigues

Nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, promove o seminário “Cenário Atual e Perspectivas para o Agronegócio: o Contexto do Nordeste”. O evento acontece das 9h às 12h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, Anexo ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João Pessoa.
Segundo Edmundo Barbosa, presidente do Sindálcool-PB (Sindicato da Indústria de Produção do Álcool da Paraíba), este seminário é resultado de entendimentos entre os produtores rurais e o governo estadual. Um dos palestrantes será o coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e professor na FGV Agro, Rômulo Montenegro, a ida do ex-ministro da Agricultura (2003-2006) é excelente oportunidade para discutir a agropecuária, principalmente da região Nordeste. “Já que o Brasil tem uma condição mundial favorável com a demanda por alimentos, nós queremos sair na frente e estamos buscando alternativas como a abertura de novos mercados, inclusive o mercado internacional. A Paraíba tem potencial e nós vamos conquistar”, diz o secretário, que no seminário vai apresentar o Plano de Metas para a Agropecuária e Pesca da Paraíba.
Segundo o ex-ministro Roberto Rodrigues, dialogar sobre o agronegócio é uma pauta necessária para o Brasil. “Temos três grandes vantagens competitivas em relação aos outros países: terras disponíveis, produtores rurais eficientes e, finalmente, dominamos a tecnologia tropical, que é altamente sustentável. O país precisa investir nas políticas de comercialização, na defesa sanitária e é necessário investimentos constantes em tecnologia”, enfatiza Rodrigues.
O Seminário ainda terá a participação do secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, que fará palestra sobre o “Canal das Vertentes Litorâneas”.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.