Senhora Dilma, ao invés de aumentar a importação de eletricidade dos países vizinhos, valorize a produção brasileira de energia da biomassa!
16-06-2015

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, disse ontem (15) que a importação de eletricidade de países vizinhos pode ser ampliada para evitar a falta de energia no Brasil.

“Vamos começar a trabalhar desde já para não sermos surpreendidos no verão, como ocorreu no começo deste ano”, destacou.
Entre os países que podem fornece energia para o Brasil em caso de crise, o secretário citou a Argentina e o Uruguai.

“Temos agora [com o Uruguai] no Rio Grande do Sul uma interligação forte, que está sendo concluída em julho. O Uruguai aumentou bastante o parque [energético] e eles têm interesse no fornecimento dos excedentes”, acrescentou.

O que revolta é que, enquanto as unidades sucroenergéticas podem abastecer o país com a energia gerada pela biomassa, o governo opta por alternativas de maior custo, como a importação de energia, o que vai elevar os gastos públicos (ainda mais com o dólar alto), aumentar a saída de dólares e o preço da energia, além de deixar de gerar empregos no Brasil.

Não perca mais informações sobre o tema na próxima edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br