Sertãozinho se prepara para a retomada do setor
01-07-2016

Enquanto aguarda o aquecimento das vendas para as usinas, prefeitura de Sertãozinho qualifica a mão-de-obra

“As usinas no geral estão fazendo dinheiro nesse momento. Mas estão vindo de anos de resultado negativo e precisam pagar contas. Num segundo momento é que vão começar a investir”, diz o vice-presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-Br), Rafael Azevedo Gomides, diretor da RG Sertal, de Sertãozinho, SP.

Gomides admite que já houve uma melhora, com pequenos investimentos. “Mas os grandes investimentos mesmo virão mais para frente, se continuarem em alta o preço do açúcar e etanol. Acredito que o próximo ano seja de muito investimento no setor.” O diretor da RG Sertal projeta que a Fenasucro & Agrocana deste ano será um bom termômetro dessa recuperação, porque a feira coincide com o início das encomendas para a próxima entressafra. A 24ª Fenasucro & Agrocana acontece em Sertãozinho de 23 a 26 de agosto.


E, quando o setor voltar efetivamente às compras, Carlos Roberto Liboni, secretário de desenvolvimento econômico de Sertãozinho, afirma que o município estará prontíssimo para atender a todas as demandas possíveis. Para isso, a prefeitura e entidades ligadas à indústria de base aproveitam essa fase de ociosidade para oferecer aos trabalhadores qualificação profissional.

São cursos gratuitos como Desenhista Mecânico, Auxiliar de Eletricista, Instrumentista Industrial, Operador de Maquinas de Usinagem, Traçador de Caldeiraria, Soldador de Eletrodo, oferecidos para profissionais já no mercado de trabalho ou para jovens iniciantes.

“Quando há uma crise, não se perde só renda e empregos, há perda também de talentos profissionais. As pessoas vão em busca de outras oportunidades e as indústrias ficam desfalcadas, até repor este material humano demora. Sabemos que quando as solicitações por parte das usinas começarem a chegar em maior volume, Sertãozinho vai precisar de profissionais qualificados, então estamos nos preparando para a retomada”, informa Liboni.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.